DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Projétil de artilharia não explodido do séc. XIX é encontrado nos EUA (FOTOS)

CC BY 2.0 / Flickr / Pat WilsonCZ75 / Canhão da Guerra Civil Americana exposto no Founder Smoothbore Fort (imagem referencial)
Canhão da Guerra Civil Americana exposto no Founder Smoothbore Fort (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2023
Nos siga no
Um explosivo apontado como pertencendo à provavelmente mais importante batalha da Guerra Civil americana foi encontrado por acidente, forçando a um fecho do trânsito em torno do local.
Um projétil de artilharia não explodido datada da Guerra Civil Americana (1861-1865) foi desenterrado no estado de Pensilvânia esta semana, noticiou no sábado (11) ao emissora norte-americana CNN, citando as autoridades locais.
As estradas em torno do Parque Militar Nacional de Gettysburg foram supostamente fechadas na tarde de quarta-feira (8) após a descoberta. Em seguida uma equipe do Exército dos EUA removeu o dispositivo do local, que media cerca de 18 cm em comprimento.
Um porta-voz do parque informou que a equipe "carregou a bomba de dez libras [4,5 kg], cavou um buraco, colocou explosivos C-4 e explodiu o artefato". O objeto dataria do ano de 1863. A decisão recebeu alguma crítica, mas o porta-voz respondeu que foi "1.000% baseada em segurança", e que a coleção local já tem exemplos de projéteis semelhantes.
A ogiva de artilharia não explodida data da Batalha de Gettysburg, que foi travada em 1º-3 de julho de 1863.
O projétil de guerra provavelmente foi lançado durante a Batalha de Gettysburg, que foi o confronto mais letal da Guerra Civil dos EUA e é amplamente considerado o mais importante ponto de viragem no conflito.
Uma ogiva de artilharia não explodida que pode ter vindo da Batalha de Gettysburg da Guerra Civil foi encontrada no campo de batalha na quarta-feira, disse o parque militar nacional.
As autoridades do parque acreditam que um canhão confederado disparou contra as posições da União, mas as deixou cair por acidente em formações aliadas do Texas, que tinham dificuldades em navegar o terreno.
"É fascinante para mim que ainda podemos encontrar itens como este no campo de batalha. Nada me surpreende aí. Tenho certeza de que ainda há artilharia enterrada em todo o campo de batalha", comentou John Heiser, historiador aposentado do parque, à CNN.
As autoridades do parque contaram que o explosivo foi descoberto pelo arqueólogo contratado Steven Brann, que ficou chocado ao perceber que, em vez de um fragmento, ele tinha desenterrado um projétil de artilharia potencialmente não explodido.
"Ele o colocou suavemente no chão, tirou uma foto e correu para as montanhas", relatou Jason Martz, porta-voz do Parque Militar Nacional de Gettysburg.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала