- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Departamento de Estado não exclui os EUA 'responderem' a entidades ligadas ao balão da China

© AP Photo / Marinha dos EUAMarinheiros responsáveis pela recuperação de balão da China que sobrevoou os EUA, ao largo da Myrtle Beach, Carolina do Sul, EUA, 5 de fevereiro de 2023
Marinheiros responsáveis pela recuperação de balão da China que sobrevoou os EUA, ao largo da Myrtle Beach, Carolina do Sul, EUA, 5 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Nos siga no
O órgão poderá "responder" aos que estiverem envolvidos no sobrevoo de um balão da China nos EUA, que Washington garante ter sido para espionagem.
Washington considerará tomar medidas contra entidades do Exército de Libertação Popular (ELP) da China ligadas ao balão que sobrevoou o território dos EUA, comunicou na quinta-feira (9) o Departamento de Estado norte-americano.
O representante, citado pela agência britânica Reuters, afirmou estar "confiante" de que o fabricante do balão tem uma "relação direta" com o ELP da China, declarando que a empresa é uma fornecedora aprovada dos militares do país asiático.
"O funcionário disse que os Estados Unidos coletaram imagens de alta resolução do balão dos aviões U-2 que revelaram ser capaz de conduzir operações de coleta de informações de inteligência", continuou a Reuters.
Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, também disse que Washington agiria em resposta a isso, "expondo e abordando" as supostas atividades de inteligência de Pequim que ameaçam a segurança nacional dos EUA e de seus aliados, mas sem especificar as medidas em questão.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante uma entrevista coletiva após uma cúpula da OTAN, em 24 de março de 2022, em Bruxelas - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Panorama internacional
Em entrevista, Biden rejeita crise com Pequim após abate de balão chinês
Enquanto isso, o Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) dos EUA anunciou que ainda só tem evidência física limitada dos restos do balão chinês que foi abatido na costa norte-americana, que parte da eletrônica está debaixo d'água, e por isso ainda não pode tirar conclusões.
Na semana passada foi noticiada a presença de um balão de observação chinês sobre o território norte-americano, o que aumentou ainda mais as preocupações existentes dos EUA sobre a capacidade militar da China. Pequim assegura que se tratava de uma observação do tempo, enquanto Washington vê isso como parte de uma operação de espionagem global.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала