- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Be-200: avião russo projetado para incêndios e socorro entra em ação na Turquia (VÍDEOS)

© Sputnik / Vitaly Ankov / Acessar o banco de imagensAvião anfíbio multipropósito russo Beriev Be-200
Avião anfíbio multipropósito russo Beriev Be-200 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Nos siga no
O avião anfíbio Beriev Be-200, projetado pela Rússia, é o único hidroavião a jato do mundo. O veículo foi criado especialmente para combater incêndios florestais e, há quase 20 anos, ajuda vários países do mundo a extinguir incêndios intensos.
O Be-200 é incomparável no mundo por suas características técnicas: pode ser operado a partir de aeródromos classe B (com extensão de pista de 1.800 metros), bem como da superfície do mar, rios e lagos, com profundidade mínima de dois metros e condições de mar de até três pontos.
Além disso, é capaz de transportar até 12 toneladas de água que podem ser captadas de qualquer fonte sem a necessidade de retornar à base. A tripulação da aeronave é composta por duas pessoas.
Em 2010, o anfíbio Be-200 recebeu o certificado da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), e nos anos posteriores, outros documentos de habilitação. O modelo tem sido usado desde 2003 para combater incêndios na Rússia e no exterior, e completou missões em Portugal, França, Itália, Grécia, Indonésia, Israel e Turquia.
Em novembro de 2016, os anfíbios russos Be-200ChS (a versão modernizada e em série do Be-200) protegeram a cidade de Haifa, em Israel, de novos incêndios florestais. No verão de 2021, o veículo foi enviado para a Grécia para ajudá-la a combater desastres naturais semelhantes. A mídia grega então apelidou o Be-200 de "besta russa" por suas excelentes propriedades.
Em 2020, a aeronave participou da extinção de incêndios florestais em Antalya, na Turquia. Em junho de 2022, os dois Be-200ChS chegaram novamente ao território turco depois que o governo recorreu à Rússia pedindo ajuda para prevenir os incêndios.
Agora, em 2023, mais precisamente no dia 8, o avião chegou ao Aeroporto Internacional de Adana, no sul da Turquia, para extinguir grandes incêndios na área portuária de Alexandretta que eclodiram após uma série de fortes terremotos.
Entre os Estados usuários do Be-200 e suas variantes estão a Rússia e o Azerbaijão; Estados Unidos, China, Chile, Argélia e usuários potenciais incluem Argentina e Indonésia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала