Astrônomos revelam vestígios de migração massiva de estrelas na vizinha galáxia de Andrômeda (FOTO)

© Foto / NASA; ESA; Z. Levay e R. van der Marel, STScI; T. Hallas; e A. MellingerIlustração da colisão entre a Via Láctea e Andrômeda
Ilustração da colisão entre a Via Láctea e Andrômeda - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Equipe de pesquisadores liderados por astrônomos do Laboratório Nacional de Pesquisa de Astronomia Óptica-Infravermelha (NOIRLab, na sigla em inglês) descobriu novas provas impressionantes de uma migração de estrelas na galáxia de Andrômeda.
Os cientistas revelaram estruturas intricadas e padrões nas estrelas nesta galáxia com detalhes e nitidez sem precedentes. Embora tais padrões tenham sido preditos por teoria há bastante tempo, nunca tinham sido observados com tanta clareza em nenhuma galáxia.
Ao medir as movimentações de quase 7.500 estrelas no halo interno da galáxia de Andrômeda, também conhecida como Messier 31 (M31), a equipe descobriu padrões característicos nas posições e deslocamentos das estrelas. Pesquisadores determinaram como as estrelas começaram suas vidas como parte de outra galáxia que se fundiu com a M31 cerca de dois bilhões de anos atrás.
"Nossas observações do grande vizinho galáctico mais próximo da Via Láctea, a galáxia de Andrômeda, revelaram evidências de evento de migração galáctica com detalhes extraordinários", disse Arjun Dey, autor principal do estudo.
Pesquisas lideradas por NOIRLabAstroES revelam provas surpreendentes de uma migração massiva de estrelas para a galáxia de Andrômeda.

"Nunca antes havíamos visto isto tão claramente nos movimentos das estrelas, nem tínhamos visto algumas das estruturas que resultaram desta fusão", observou Sergei Koposov, astrofísico da Universidade de Edimburgo e coautor do estudo. Ele acrescentou ainda que "nossa imagem emergente é que a história da galáxia de Andrômeda é semelhante à da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Os halos de ambas as galáxias são dominados por um evento único de migração", explicou o pesquisador.

Os resultados foram obtidos com a ajuda do instrumento espectroscópico de energia escura (DESI) nos EUA que lançam luz não só sobre a história da M31, mas sobre a nossa própria galáxia.
A maioria das estrelas no halo da Via Láctea se formou em outra galáxia que depois migrou para a nossa em uma fusão galáctica que ocorreu entre 8 bilhões a 10 bilhões de anos. Estudar os vestígios de uma fusão de galáxias semelhante, mas mais recente na M31 fornece aos astrônomos uma oportunidade de dar uma espreitada em um dos eventos mais importantes da Via Láctea.