- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Oposição no Reino Unido apresenta uma condição para o fornecimento de caças à Ucrânia

© AP Photo / Kirsty WigglesworthCompradores passam por graffiti em uma unidade de varejo fechada perto de Oxford Street, em Londres, 13 de abril de 2022
Compradores passam por graffiti em uma unidade de varejo fechada perto de Oxford Street, em Londres, 13 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Nos siga no
Caças britânicos, se forem entregues a Kiev, não devem ser usados no espaço aéreo russo, disse o ministro das Relações Exteriores britânico do chamado Gabinete Sombra, David Lammy, nesta quinta-feira (9).
"A questão para a comunidade internacional é não fazer nesta etapa nada que seja considerado ofensivo e não defensivo, e que leve ao uso de caças no próprio espaço aéreo russo, e essas garantias devem ser apresentadas", disse ele à Sky News.
Segundo o ministro, é necessário procurar o balanço correto entre tomar uma posição defensiva e não usar armas para ofensivas para evitar a escalada do conflito.
Lammy acrescentou que agora não é o momento para discordâncias no Parlamento, e ressaltou a razão do premiê britânico Rishi Sunak, que disse não descartar qualquer assistência militar à Ucrânia.
Anteriormente, The Wall Street Journal citou um porta-voz do governo britânico como dizendo que Londres estava considerando transferir caças para Kiev. Na véspera da visita de Vladimir Zelensky a Londres, o primeiro-ministro britânico Sunak disse que não descarta qualquer opção de fornecimento de assistência militar à Ucrânia.
Mais tarde, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou que o Ocidente deve entender que as entregas de armas para a Ucrânia não aumentarão sua segurança. Ele acrescentou que "o Ocidente se desacreditou completamente em todos os aspectos do que está acontecendo agora na Ucrânia, não se distinguem quaisquer evidências de bom senso em qualquer uma das capitais dos Estados-membros da OTAN e da UE".
A Rússia já havia enviado uma nota à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a propósito dos carregamentos de armas para a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da Aliança Atlântica "brincam com o fogo" ao fornecerem armas para a Ucrânia. Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente russo, referiu que bombear a Ucrânia com armas do Ocidente terá um efeito negativo.
O presidente francês Emmanuel Macron, ao centro, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky, e o chanceler alemão Olaf Scholz, participam de uma coletiva de imprensa conjunta no Palácio do Eliseu, 8 de fevereiro de 2023 em Paris - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Panorama internacional
Premiê da Itália diz que convite feito a Zelensky para ir a Paris foi 'inapropriado'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала