- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula lança plano para reverter extinção da Ceitec, estatal fabricante de chips

© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato de campanha em Itaquera, em São Paulo (SP), em 24 de setembro de 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato de campanha em Itaquera, em São Paulo (SP), em 24 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), a criação de um grupo de trabalho para estudar a reversão do processo de extinção da Ceitec, estatal fabricante de chips e condutores criada em 2008.
Os estudos serão coordenados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao qual a estatal é vinculada, além de representantes da Advocacia-Geral da União, da Casa Civil e dos ministérios de Fazenda, Gestão e Inovação e Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços.
O grupo terá 120 dias para entregar as conclusões sobre o futuro da Ceitec, mas o prazo pode ser prorrogado.
Em dezembro de 2020, o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou a extinção da Ceitec sob a alegação de que, apesar de aportes de R$ 800 milhões em duas décadas, a estatal ainda depende de recursos anuais na ordem de R$ 50 milhões.
Em Porto Alegre, a Ceitec produz chips, etiquetas eletrônicas e sensores, que são utilizados em meios de pagamento eletrônico como cartões ou aparelhos de pagamento rápido em estacionamentos e pedágios.
A estatal é a única empresa da América Latina que fabrica completamente chips com silício, cobrindo toda a escala de produção.
Visitante da 21ª China Beijing International High-Tech Expo olha para chip de computador pelo microscópio exibido pela fabricante estatal Tsinghua Unigroup, que emergiu como campeã nacional das ambições de semicondutores de Pequim, em 17 de maio de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2022
Panorama internacional
Brasil visa mercado de semicondutores de Taiwan para aumentar indústria de chips
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала