- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA poderiam restringir acesso dos dólares à China, relata NYT

© AP Photo / Andrew HarnikJoe Biden, presidente dos EUA (à direita), fala sobre a economia na Casa Branca em Washington, EUA, 12 de janeiro de 2023
Joe Biden, presidente dos EUA (à direita), fala sobre a economia na Casa Branca em Washington, EUA, 12 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Nos siga no
A mídia norte-americana escreveu que a administração atual dos EUA está ponderando cortar significativamente as operações em dólares da China, e tentando "copiar" as medidas com aliados.
A Casa Branca está considerando a possibilidade de restringir o acesso de Pequim ao dólar americano por preocupações com as ambições militares da China, informou na quinta-feira (9) o The New York Times (NYT).
Segundo o jornal norte-americano, a administração de Joe Biden já está finalizando as restrições aos investimentos dos EUA na China, inclusive em certos setores tecnológicos.
O corte do fornecimento de dólares dos EUA poderia limitar o financiamento do desenvolvimento de tecnologias militares avançadas, explicou o NYT.
Reunião dos ministros das Relações Exteriores do G7 em Muenster. Alemanha, 4 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Panorama internacional
G7 prepara sanções contra empresas da China, Irã e Coreia do Norte por suporte à Rússia, diz mídia
O Tesouro do país estaria assim em conversações com outros governos, incluindo com a União Europeia, para assegurar sua participação, e para que não forneçam financiamento de substituição.
As tensões entre a China e os EUA têm subido ao longo dos anos, particularmente desde a guerra comercial provocada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump (2017-2021). Um outro ponto de conflito recente foi a visita à ilha autogovernada de Taiwan em agosto de 2022 de Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. Pequim vê Taipé como uma parte integral da China que um dia se reunificará com o continente, e intensificou as atividades em torno de Taiwan em resposta.
Já na semana passada foi noticiada a presença de um balão de observação chinês sobre o território norte-americano, o que aumentou ainda mais as preocupações existentes dos EUA sobre a capacidade militar da China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала