- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil volta atrás e veta entrada de navios de guerra do Irã por ligação com viagem de Lula aos EUA

© AFP 2023 / HO / Escritório do Exército IranianoUma foto disponibilizada pelo escritório do Exército iraniano mostra uma vista de um destróier Xining da Força de Superfície Tipo 052D da Força de Superfície da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês, durante exercícios navais conjuntos Irã-Rússia-China no Oceano Índico, em 28 de dezembro de 2019
Uma foto disponibilizada pelo escritório do Exército iraniano mostra uma vista de um destróier Xining da Força de Superfície Tipo 052D da Força de Superfície da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês, durante exercícios navais conjuntos Irã-Rússia-China no Oceano Índico, em 28 de dezembro de 2019  - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Nos siga no
Navios do país persa receberam luz verde do Brasil para atracar no Rio de Janeiro no mês passado, entretanto, mudança de data requerida por Teerã feita em conjunto à consulta paralela sobre viagem de Lula aos EUA fez governo brasileiro mudar de ideia.
Apesar de ter liberado embarcações do Irã de chegarem ao porto do Rio de Janeiro em meados de janeiro, o governo Lula decidiu voltar atrás e vetou a entrada dos navios após analisar que uma nova data pedida por Teerã para atracação poderia ser uma provocação aos Estados Unidos.
De acordo com a Folha de São Paulo, a primeira data solicitada pelo governo iraniano era dos dias 23 a 30 de janeiro, e em seguida, o Irã recebeu sinal verde da Marinha e do governo brasileiro.
Entretanto, "não houve atracação no referido período [de 23 a 30 de janeiro]", segundo comunicado da Marinha, e Teerã pediu uma nova data para passagem dos navios de guerra Dena e Makran.
Navios de guerra da Marinha do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2023
Notícias do Brasil
Navios de guerra do Irã atracarão no Rio de Janeiro antes de demonstração de força no Panamá
Ao jornal, o Itamaraty disse que a nova data acertada seria de 26 de fevereiro a 3 de março, sob a justificativa da celebração dos 120 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Irã.
No entanto, outra consulta em paralelo foi feita pela República Islâmica para saber se Brasília aceitaria antecipar a passagem dos navios para esta semana, e que uma oficialização do pedido pelo lado iraniano aconteceria somente em caso de resposta positiva.
Diante do contexto, relata a mídia, conselheiros de Lula avaliaram que o gesto seria uma provocação do Irã aos EUA, elaborada para coincidir com a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula e Joe Biden que acontecerá amanhã (10) em Washington. Sendo assim, a possibilidade de conceder a autorização foi descartada.
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de encontro com jovens ativistas durante a COP27, a cúpula do clima das Nações Unidas de 2022, em Sharm el-Sheikh. Egito, 17 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2023
Notícias do Brasil
Biden tentará persuadir Lula a ficar contra Rússia e apoiar Ucrânia, diz analista dos EUA
As autorizações para entrada e atracação de navios estrangeiros são concedidas oficialmente pela Marinha brasileira, que cuida de questões logísticas, mas elas só são confirmadas após negociações entre a força e o ministério de Relações Exteriores.
De acordo com fontes da Marinha, o espaço para as embarcações iranianas já estava designado pelo porto do Rio, local onde as embarcações abasteceriam e a tripulação passaria alguns dias pela cidade.
Depois de atracar por um breve período no Brasil, os navios de guerra iranianos – com um deles portando mísseis e canhões navais – seguiriam para uma missão no Canal do Panamá.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала