- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sem produtos petrolíferos russos, UE arrisca sofrer déficit de combustíveis, declara vice-premiê

© Sputnik / Maksim Bogodvid / Acessar o banco de imagensUma estação de bombeamento de petróleo da empresa Tatneft na região de Almetyevsk, no Tartaristão
Uma estação de bombeamento de petróleo da empresa Tatneft na região de Almetyevsk, no Tartaristão - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
As exceções que acabam de ser decididas pela UE ao teto do preço dos combustíveis mostram que os recursos da Rússia seguem em demanda na Europa e que as ações dos políticos europeus não têm muita lógica, disse o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak.
A Comissão Europeia explicou que o teto de preço dos derivados de petróleo russos fixado em 5 de fevereiro não se aplica a produtos petrolíferos que tenham sido "substancialmente processados em um país terceiro" ou tenham sido produzidos em um país terceiro misturando petróleo russo e de outras origens.
Não é especificada a taxa a que precisam ser processados ou em que medida podem ser misturados. A Comissão Europeia explica que a decisão não é um ato jurídico.
"Desde 5 de fevereiro entraram em vigor os limites para entrega de nossos produtos petrolíferos para a Europa, bem como as decisões sobre o teto de preços. Literalmente dois dias depois, os colegas [europeus] adotaram mudanças em suas regras de procedimento, anulando as decisões anteriores [...] Na verdade, sem nossos produtos petrolíferos, haverá um grande déficit e crescimento de preços", disse o ex-ministro da Energia da Rússia.
"Os políticos ocidentais mostram novamente que suas ações não têm nenhuma lógica: tomam decisões às pressas e depois pensam como sair dessa situação. Essas exceções voltam a mostrar isso", acrescentou Novak.
Reservatórios da gigante petrolífera estatal russa Rosneft no campo petrolífero de Priobskoye, perto de Nefteyugansk, no oeste da Sibéria, Rússia, em 5 de abril de 2006 - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2023
Panorama internacional
União Europeia já não determina preço do petróleo russo, afirma chefe da Rosneft
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала