- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Protestos no Peru podem aumentar preços do cobre no mundo todo, diz mídia

© AP Photo / Martin MejiaManifestantes antigovernamentais que viajaram para a capital de todo o país são confrontados por uma linha de tropa de choque durante uma marcha contra a presidente peruana Dina Boluarte em Lima, Peru, 18 de janeiro de 2023
Manifestantes antigovernamentais que viajaram para a capital de todo o país são confrontados por uma linha de tropa de choque durante uma marcha contra a presidente peruana Dina Boluarte em Lima, Peru, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
Protestos antigovernamentais em larga escala estão minando a produção de cobre no Peru, o segundo maior produtor mundial de cobre, fortalecendo as previsões de uma nova subida dos preços do metal, informa o jornal britânico Financial Times.
Protestos têm sido realizados no Peru desde meados de dezembro. Segundo os últimos dados, dezenas de pessoas foram mortas e mais de mil ficaram feridas. Os manifestantes exigem a retirada da presidente e do Congresso do poder e eleições presidenciais antecipadas.
O jornal nota que a suspensão das operações nas principais minas levou a um desaceleramento na produção e fechamento de empresas de cobre no Peru, que representam cerca de 10% do fornecimento global.
Líderes da América Latina se reúnem durante encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em Buenos Aires, na Argentina, em 24 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Panorama internacional
O que é a Aliança para a Prosperidade Econômica das Américas que anunciam os EUA?
Os preços do cobre subiram mais de 20% nos últimos três meses, para pouco menos de US$ 9 mil (R$ 46,7 mil) por tonelada diante do aumento na demanda causado pelo cancelamento abrupto das restrições à COVID-19 na China.

"Os problemas de abastecimento no Peru podem dar um novo impulso ao crescimento", escreveu a publicação, citando analistas.

O diretor financeiro da empresa Southern Peru Copper Corporation e ex-presidente da associação mineira do país, Raul Jacob, disse à publicação que nas minas, particularmente no sul do Peru, estão se esgotando materiais como explosivos e aço. Além disso, há problemas no recrutamento de novos trabalhadores.
"O Peru está exportando menos do que há dois ou três meses", notou.
Protestos no Peru - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2023
Panorama internacional
Governo do Peru estende estado de emergência para quase 2 meses após saída de Pedro Castillo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала