- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo: exigências dos EUA para retomar inspeções de armas nucleares são 'cínicas'

© Sputnik / Maksim BlinovEdifício do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússa é retratado no centro de Moscou, Rússia
Edifício do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússa é retratado no centro de Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
Moscou observa demandas norte-americanas para volta da inspeções do tratado Novo START com certa falsidade, visto que Washington apoia Kiev. Juntos, Rússia e Estados Unidos respondem por cerca de 90% das ogivas nucleares do mundo.
Nesta quarta-feira (8), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou como "cínicas" as exigências dos Estados Unidos (EUA) para retomar as inspeções sob o tratado Novo START, uma vez que a Ucrânia tenta atacar instalações de armas ofensivas estratégicas russas com a ajuda norte-americana.
"As exigências de Washington para garantir, apesar de tudo, a retomada das atividades de inspeção nas instalações de armas ofensivas estratégicas russas são francamente cínicas, especialmente nas condições em que o regime de Kiev tentou atacá-las com assistência técnico-militar e de reconhecimento dos EUA", disse o comunicado da chancelaria.
O MRE ainda apontou que o governo Biden "desencadeou uma guerra híbrida total" contra Moscou, o que poderia levar a "um confronto militar direto entre duas potências nucleares".
"Afirmamos com plena certeza que – até que Washington reconsidere sua linha hostil em relação à Rússia e abandone a política de ameaças crescentes à nossa segurança nacional – quaisquer 'sinais positivos' ou 'passos em direção' às questões levantadas pelos EUA no contexto da implementação do START serão injustificados, extemporâneos e inapropriados", enfatizou a pasta.
A chancelaria também enfatizou que "o lado russo novamente confirma sua adesão inalterada ao tratado Novo START como um instrumento importante para manter a segurança e a estabilidade internacional", disse o ministério em comunicado.
Vice-chanceler russo Sergei Ryabkov durante briefing sobre o controle de armas e questões de estabilidade estratégica no centro de imprensa da agência Rossiya Segodnya, Moscou, 10 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Panorama internacional
Vice-chanceler russo: EUA fazem o que querem com seus compromissos do Tratado START
O tratado Novo START entrou em vigor em 2011 e foi prorrogado em 2021 por mais cinco anos. As negociações entre Moscou e Washington sobre a retomada das inspeções sob o acordo estavam marcadas para novembro passado, mas foram canceladas no último momento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала