- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Discurso de Biden no Congresso é só 'retórica populista', não realidade, dizem especialistas

© AFP 2023 / JACQUELYN MARTINPresidente Joe Biden parte após o discurso do Estado da União na Câmara dos Representantes do Capitólio dos Estados Unidos, Washington, 7 de fevereiro de 2023.
Presidente Joe Biden parte após o discurso do Estado da União na Câmara dos Representantes do Capitólio dos Estados Unidos, Washington, 7 de fevereiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
O discurso do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o Estado da União foi uma incisiva retórica populista, mas não reflete a realidade, disseram analistas à Sputnik.
"Foi notável o fato de Biden ter realmente tentado usar uma retórica populista", disse o jornalista independente e analista político Sam Husseini, depois do discurso de Biden na sessão conjunta do Congresso na terça-feira (7).
"A corrupção nas grandes empresas de tecnologia, instituições para idosos, empresas farmacêuticas, a necessidade de taxar bilionários, a tudo isso foi dada bastante atenção. O problema, claro, é que é retórica, não realidade", disse o jornalista.
Vasily Nebenzya - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2023
Operação militar especial russa
Enviado russo na ONU diz que não há previsão de paz na Ucrânia 'até que acúmulo de armas pare'
Os dois maiores partidos dos EUA estão ambos envolvidos na corrupção corporativa e mantêm laços com os super-ricos, acrescentou Husseini.
"Mais notável ainda é que ele tenha empregado toda essa retórica. Mostra que sabe que o público está com fome por algo real que deve ser feito", disse.
Husseini também observou como Biden deu pouca atenção à política externa.

"Suspeito que isto reflete como a base do Partido Democrata está em desacordo com o 'establishment' do partido [...] Biden precisa parecer diferente para a base do que ele claramente é, ou, pelo menos, criar distrações suficientes para que não seja o alvo da base", disse ele.

Martin Hutchinson, analista financeiro, historiador e antigo banqueiro, disse que o discurso de Biden não vai ter efeito em seus níveis de aprovação cada vez mais baixos, "apesar dos líderes de torcida na mídia tentarem garantir que vai ter efeito."
A retórica do presidente, acrescentou, foi forte "somente pelos padrões de Biden".
Os discursos genuinamente bons do ex-presidente Donald Trump, acrescentou, nunca moveram a "agulha" da opinião pública, portanto não há razão para acreditar que, desta vez, o discurso de terça-feira (7) de Biden tenha qualquer impacto.
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de encontro com jovens ativistas durante a COP27, a cúpula do clima das Nações Unidas de 2022, em Sharm el-Sheikh. Egito, 17 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2023
Notícias do Brasil
Biden tentará persuadir Lula a ficar contra Rússia e apoiar Ucrânia, diz analista dos EUA
Durante sua fala, Biden referiu as tensões com a China e o conflito na Ucrânia, exigindo a responsabilização das redes sociais e ações para reduzir os preços dos medicamentos. Ele também falou sobre a economia norte-americana, o controle de armas, o aborto e incitou o Congresso a levantar o limite de endividamento público do país.
Biden disse que deseja trabalhar com Pequim, mas que agiria se a China ameaçasse a soberania dos EUA. O discurso vem uma semana depois que a China lançou um suposto balão de vigilância, que Pequim afirmou ser de pesquisa científica, no espaço aéreo norte-americano. Os republicanos criticaram Biden por adiar a ordem para abatê-lo, o que veio a ser feito quando o balão já sobrevoava o oceano, no domingo (5).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала