DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Conta de ouro rara de 1.600 anos é descoberta na Cidade de Davi, em Jerusalém (FOTOS)

© AP Photo / Atef SafadiSítio arqueológico no Monte Oliveira onde foi encontrado a construção do antigo banho
Sítio arqueológico no Monte Oliveira onde foi encontrado a construção do antigo banho - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
De acordo com arqueólogos, a conta de ouro do final da Era Romana é um achado especialmente raro porque artefatos com esse estilo não são comuns.
Divulgado pelo Jerusalem Post, uma conta única feita de ouro puro foi descoberta no projeto de peneiração da Experiência Arqueológica no Parque Nacional Emek Tzurim, segundo anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel nesta quarta-feira (8).
De pelo menos 1.600 anos atrás, no fim da Era Romana em Israel, a conta foi encontrada na sujeira que foi removida de uma grandiosa estrutura romana descoberta na Escavação da Estrada de Peregrinação.
A importância única da descoberta se deve à falta geral de itens de ouro encontrados em escavações arqueológicas e porque a técnica única e complexa usada para criá-los tornou as contas desse estilo incomuns. A técnica provavelmente é originária da região da Mesopotâmia, onde era conhecida há aproximadamente 4.500 anos.
Conta de ouro rara da Cidade de Davi de mais de 1.600 anos é descoberta em Jerusalém Uma rara conta de ouro do final da Era Romana foi descoberta na escavação da Estrada de Peregrinação na Cidade de Davi. Crédito: Koby Harati, Cidade de Davi
Hallel Feidman, de 18 anos, de Bnei Ayish, é a voluntária que encontrou a conta de ouro ao trabalhar pelo Serviço Nacional no projeto de peneiramento. "Despejei o balde na peneira e comecei a lavar o material que foi trazido das escavações na Cidade de Davi", descreveu Feidman no momento em que fez a descoberta. "E então eu vi algo brilhante no canto da peneira, diferente, que eu normalmente não vejo. Eu imediatamente abordei o arqueólogo e ele confirmou que eu havia encontrado uma conta de ouro. Todos aqui ficaram muito emocionados", conta a jovem.
"Ao longo de todos os meus anos na arqueologia, encontrei ouro talvez uma ou duas vezes, então encontrar joias de ouro é algo muito especial", disse o especialista em joias antigas da Autoridade de Antiguidades de Israel, dr. Amir Golani.
Os arqueólogos explicaram que é possível que a conta tenha sido criada em um período anterior à construção da estrutura em que foi encontrada, no entanto, é possível supor que as pessoas que viviam na estrutura usaram a conta que pode ter se perdido acidentalmente quando o colar quebrou.
Conta de ouro rara de 1.600 anos é descoberta na Cidade de Davi, em Jerusalém: a conta de ouro que é do final da Era Romana e tem mais de 1.600 anos é um achado especialmente raro. Jerusalem Post
Até hoje, apenas algumas dezenas de contas de ouro foram encontradas em Israel apesar de o Parque Nacional Emek Tzurim funcionar o ano todo e, ao longo dos anos, já ter feito inúmeras descobertas de diferentes períodos da história de Jerusalém, incluindo joias raras, moedas e fragmentos de cerâmica.
"Embora seja um achado minúsculo, são justamente os itens pessoais e do dia a dia que conseguem nos tocar e nos conectar mais do que qualquer outra coisa, diretamente a uma determinada pessoa. Mesmo com a tecnologia avançada de hoje, criar algo assim seria ser muito complexo. Um exame minucioso deste objeto [nos] enche de um profundo sentimento de admiração pela habilidade técnica e habilidade daqueles que vieram antes de nós muitos séculos atrás", disse o diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, Eli Escusido.
Gladiador romano na arena (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Ciência e sociedade
Arqueólogo amador descobre na Romênia máscara de parada romana (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала