- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China está aumentando atividade de inteligência na Europa, diz chefe da OTAN

© AP Photo / Markus SchreiberO secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg (foto de arquivo)
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
A China tem aumentado sua atividade de inteligência e coleta de informações na Europa, declarou o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, nesta quarta-feira (8).
Segundo Stoltenberg, "o balão chinês sobre os Estados Unidos confirma um padrão de comportamento chinês".
"Também vimos o aumento das atividades de inteligência chinesa na Europa, novamente, em plataformas diferentes. Eles usam satélites, usam cibernética e, como vimos nos Estados Unidos, também balões", afirmou, durante entrevista coletiva em Washington.
Militares dos EUA trabalham em computadores - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Panorama internacional
'Caso ridículo' do abate do balão chinês diz muito sobre a sinofobia dos EUA, diz pesquisadora
A declaração é dada após o episódio do balão chinês que transitou pelos Estados Unidos na semana passada. Em operação conduzida pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), os EUA derrubaram o dirigível chinês em sua costa leste, após fechar parte do espaço aéreo.
Washington alega que o balão era suspeito de espionagem. Já Pequim informou que o equipamento faz parte de seu aparato para pesquisas climáticas e acabou parando em território norte-americano por forças maiores.
A Casa Branca adiou a viagem que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, faria à China na semana passada, sob a justificativa de que considera o incidente grave para a soberania estadunidense.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, faz um discurso na Conferência anual de Sociedade e Defesa em Salen, Suécia, 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Panorama internacional
Stoltenberg diz que China é 'ameaça' à OTAN por avanços militares, como mísseis de longo alcance
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала