- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bloomberg: visita de Lavrov ao Sudão foi completa surpresa para Ocidente

© Sputnik / Ramil SidtikovChanceler russo Sergei Lavrov após reunião com sua homóloga do Sudão, Moscou, 12 de julho de 2021
Chanceler russo Sergei Lavrov após reunião com sua homóloga do Sudão, Moscou, 12 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
A visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao Sudão, que coincidiu com a viagem ao país dos embaixadores da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos, foi uma surpresa para os países ocidentais, escreveu nesta quarta-feira (8) a agência Bloomberg.
"O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e enviados dos Estados Unidos e da Europa encaminharam-se para o Sudão simultaneamente, enquanto o Kremlin e seus oponentes ocidentais intensificam a competição na África. A visita dos seis embaixadores foi planejada por um longo tempo, e as conversas no mesmo dia envolvendo o principal diplomata da Rússia foram uma surpresa nas capitais ocidentais", escreve a agência, citando fontes anônimas familiarizadas com o assunto.
No texto é observado que o Sudão é um dos vários países africanos, incluindo Líbia, Mali e a República Centro-Africana (RCA), com quem a Rússia reforçou os contatos nos últimos anos. E enquanto o Kremlin mantém relações cordiais com as autoridades sudanesas, o Ocidente suspendeu ao mesmo tempo a ajuda ao país em conexão com o golpe militar em outubro de 2021, que derrubou o governo de transição, criado em 2019 após a derrubada do ex-presidente Omar al-Bashir.
"Aos líderes militares do Sudão está sendo oferecida uma escolha semelhante às juntas enfrentadas em toda a África: permitir eleições democráticas em troca de potenciais bilhões de dólares em ajuda e alívio da dívida do Ocidente, ou se aproximar de Moscou e permanecer no poder."
Por sua vez, em Moscou foi declarado que a Rússia continua reforçando a cooperação com os países africanos, apesar das tentativas de isolá-la.
Portanto, o chefe do MRE russo sublinhou que as antigas metrópoles, que no passado tomaram o território da África, devem entender que o mundo mudou. O diplomata disse isso após negociações com o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop. Em 7 de fevereiro, o chefe da diplomacia russa visitou o Mali e a Mauritânia. Antes disso, o ministro passou dois dias em visita ao Iraque.
Ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov (à esquerda) e Ministro das Relações Exteriores do Mali Abdoulaye Diop em reunião em Bamako - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Panorama internacional
Lavrov: 'Borrell não consegue ocultar o caráter racista de sua visão do mundo'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала