- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden diz ao Congresso que operação da Rússia na Ucrânia é um teste para a América e o mundo

© AP Photo / Alex BrandonA vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy (ao fundo), ouvem o discurso do presidente Joe Biden sobre o Estado da União em sessão conjunta do Congresso, no Capitólio, em Washington, em 7 de fevereiro de 2023
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy (ao fundo), ouvem o discurso do presidente Joe Biden sobre o Estado da União em sessão conjunta do Congresso, no Capitólio, em Washington, em 7 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
No tradicional discurso sobre o Estado da União, o presidente dos EUA, Joe Biden, falou sobre diversos assuntos aos parlamentares norte-americanos. Entre eles China, Rússia, semicondutores e crise migratória.
Em sessão conjunta no Capitólio nesta terça-feira (8), o presidente Joe Biden reafirmou que os Estados Unidos continuarão a apoiar a Ucrânia em meio à operação especial da Rússia "enquanto for necessário".
Biden disse que a operação russa representa um teste para a América e para o mundo inteiro. Em seguida, prometeu defender a "soberania dos países e os princípios básicos da democracia".

"Tal defesa é importante para nós porque mantém a paz e evita a temporada aberta para possíveis agressores ameaçarem nossa segurança e prosperidade", disse ele, acrescentando que Washington está trabalhando "por mais liberdade, mais dignidade e mais paz".
Homem examina armas de fogo na exposição Armas e Segurança 2017 em Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2022
Operação militar especial russa
EUA prolongam conflito na Ucrânia para tirar proveito da venda de armas, diz embaixador russo
O chefe de Estado também falou sobre seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), enfatizando que eles "construíram uma coalizão global na Ucrânia".
"Unimos a OTAN e construímos uma coalizão global. Nós nos posicionamos contra a agressão de [Vladimir] Putin [presidente da Rússia]. Ficamos com o povo ucraniano", disse Biden.

Biden diz que quer trabalhar com a China

Ao falar sobre a China, o presidente dos EUA lamentou que a indústria norte-americana tenha perdido a sua vantagem na produção de semicondutores nas últimas décadas.
Biden destacou que os microchips foram inventados nos Estados Unidos e o país já forneceu 40% dos chips do mundo. "Mas nas últimas décadas, perdemos nossa vantagem e estamos produzindo apenas 10%", disse ele.
© AP Photo / Susan WalshO presidente norte-americano, Joe Biden, discursa na convenção da AFL-CIO (sigla em inglês para Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais), na Filadélfia, EUA, 14 de junho de 2022
O presidente norte-americano, Joe Biden, discursa na convenção da AFL-CIO (sigla em inglês para Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais), na Filadélfia, EUA, 14 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
O presidente norte-americano, Joe Biden, discursa na convenção da AFL-CIO (sigla em inglês para Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais), na Filadélfia, EUA, 14 de junho de 2022
O presidente lembrou que, durante os problemas da cadeia de suprimentos induzidos por medidas pandêmicas na indústria de semicondutores, as montadoras americanas não conseguiram fabricar carros suficientes porque não havia microchips suficientes disponíveis.
Biden enfatizou que está comprometido em trabalhar com a China, mas agirá se isso ameaçar a segurança americana. Segundo ele, "vencer a competição com a China deve unir todos os americanos".
Em outubro, para restringir a capacidade de Pequim de produzir certos microchips de última geração usados ​​em aplicações militares, o governo Biden expandiu os controles sobre a exportação de tecnologia de semicondutores dos EUA para a China.

Imigrantes e teto de gastos

Assuntos sobre a política interna dos EUA também foram abordados no discurso de Biden, com o presidente procurando deixar claro foi capaz de "construir uma economia de baixo para cima e do meio para fora, não de cima para baixo".
"Quando a classe média vai bem, os pobres sobem e os ricos ainda vão muito bem. Todos nós vamos bem", afirmou Biden, ignorando pesquisas recentes que atestam descontentamento dos americanos com o rumo da economia.
Ao lado do presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, ele pediu ao Congresso para que eleve o teto da dívida "para evitar a inadimplência das obrigações financeiras dos Estados Unidos".
© AP Photo / Alex BrandonLíder republicano, Kevin McCarthy
Líder republicano, Kevin McCarthy - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Líder republicano, Kevin McCarthy
Na semana passada, o presidente se encontrou com McCarthy na Casa Branca para conversar sobre o aumento do teto da dívida. McCarthy pediu um aumento "responsável" do teto da dívida, enquanto Biden instou os legisladores a aumentá-lo.
Em outro ponto que demanda união entre democratas e republicanos, o presidente pediu prudência e pragmatismo aos parlamentares sobre a imigração ilegal, para "torná-la uma questão bipartidária como era antes".
Ele lamentou que as questões de migração ilegal na fronteira sul dos EUA não serão resolvidas até que o Congresso tome as medidas necessárias.
O presidente Joe Biden fala sobre infraestrutura na Casa Branca (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2022
Panorama internacional
Biden apela ao Congresso dos EUA para impedir greve ferroviária no país
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала