- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula diz que privatização da Eletrobras foi 'bandidagem' e quer revisão de contrato

© Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0O presidente Luiz Inácio Lula da Silva no gabinete do Palácio do Planalto. Brasília, 4 de janeiro de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva no gabinete do Palácio do Planalto. Brasília, 4 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2023
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (7) o processo de privatização da Eletrobras e sinalizou que pode haver uma revisão no contrato de desestatização da empresa de energia.
Lula afirmou que vai acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para rever o contrato de privatização da Eletrobras. A declaração do presidente foi feita em entrevistas com jornalistas da mídia independente, conforme informou a Revista Fórum.

"Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras", disse o presidente.

"Eu não tenho como entrar em detalhes sobre isso agora, não entrei na campanha se a gente vai ou não rever a privatização da Eletrobras, mas eu quero dizer que o advogado-geral da União [Jorge Messias] vai entrar na Justiça para rever o contrato feito pelo governo Bolsonaro da Eletrobras”, completou.
As privatizações feitas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro são alvos do novo mandatário. Entre suas primeiras medidas, Lula determinou a revogação de processos de desestatização de oito empresas estatais. Os Correios, a Petrobras e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão entre elas.
Palavras do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2023
Notícias do Brasil
Lula indica que presidente do BC traiu confiança do governo e tenta levar país à recessão, diz mídia
A revogação das privatizações foi uma das promessas de campanha de Lula, que em entrevistas e comícios durante as eleições presidenciais criticava os processos de desestatização.
Em 13 de dezembro, em discurso na cerimônia de encerramento dos trabalhos da equipe de transição, Lula afirmou que em sua gestão as privatizações acabariam.
"Já privatizaram quase tudo. Vai acabar, e nós vamos mostrar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade", disse o presidente na ocasião.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала