- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Lacuna na consciência': EUA já falharam em detectar 4 'balões espiões' chineses

© AP Photo / Carolyn KasterVeterano da Guerra do Vietnã (1965-1975) dos EUA durante celebração do Dia do Veterano no Memorial dos Veteranos de Vietnã em Washington, EUA, 11 de novembro de 2022
Veterano da Guerra do Vietnã (1965-1975) dos EUA durante celebração do Dia do Veterano no Memorial dos Veteranos de Vietnã em Washington, EUA, 11 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos impuseram uma zona de segurança temporal nas águas perto da Carolina do Sul uma vez que os militares tentam recuperar os destroços do suspeito balão de espionagem que foi abatido no final da semana passada.
O general Glen VanHerck, que chefia o Comando de Defesa Aérea da América do Norte e o Comando Norte dos Estados Unidos, confirmou que balões de espionagem chineses voaram no céu norte-americano pelo menos três vezes durante a presidência de Donald Trump, e uma vez anteriormente durante a administração Biden.
"Vou lhes dizer que não detectamos aquelas ameaças e há uma lacuna na consciência do domínio que devemos compreender", afirmou VanHerck em coletiva de imprensa, recusando a especificar a localização dos balões anteriores.
Militares dos EUA trabalham em computadores - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Panorama internacional
'Caso ridículo' do abate do balão chinês diz muito sobre a sinofobia dos EUA, diz pesquisadora
Mas acrescentou que a inteligência dos EUA identificou os voos anteriores após terem ocorrido, tendo o general descrito a façanha norte-americana através de "meios adicionais de coleta". VanHerck não ofereceu mais detalhes sobre se isso pode ser espionagem cibernética, interceptações telefônicas ou fontes humanas.
Trump negou ter havido três balões de espionagem chineses voando sobre os EUA durante sua administração, e jogou a culpa na equipe de Joe Biden.

"A situação do balão chinês é uma desgraça, tal como o show de horrores no Afeganistão e tudo mais que cerca a administração grosseiramente incompetente de Biden. Eles só são bons em trapacear nas eleições, e desinformação – e agora estão expelindo que um balão foi lançado pela China durante a administração Trump para tirar o 'calor' dos tolos lentamente movidos por Biden", escreveu o ex-presidente dos EUA em seu aplicativo Truth Social.

Os burburinhos sobre balão acontecem quando a Guarda Costeira dos EUA anunciou que impôs uma zona de segurança temporária nas águas de Surfside Beach, na Carolina do Sul, onde o balão foi abatido e onde mergulhadores da Marinha dos EUA estão tentando recuperar os destroços.
Imagem obtida em 26 de abril de 2020 mostra parte de um vídeo não classificado feito por pilotos da Marinha que circula há anos mostrando interações com os anteriormente chamados objetos voadores não identificados (OVNIs), hoje fenômenos aéreos não identificados - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Ciência e sociedade
Ex-piloto de caça dos EUA que teria visto OVNIs convoca testemunhas para 'romper a névoa do sigilo'
"Os detritos estão principalmente em 47 pés [14 metros] de água. Isso vai tornar a recuperação bastante fácil, na verdade. Planejamos [buscas] em águas muito mais profundas", disse VanHerck, acrescentando que os destroços "poderiam ter caído pelo menos em um raio de 7 milhas [11 km]".
Na semana passada, um balão chinês à grande altitude, que os EUA mantinham em vigilância, foi avistado sobre o estado americano de Montana antes de um caça F-22 tê-lo derrubado no sábado (4).
A China afirmou que a aeronave estava envolvida em pesquisa científica, entretanto o incidente provocou uma disputa diplomática, inclusive o adiamento de uma viagem do secretário de Estado, Antony Blinken, a Pequim, onde deveria se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала