- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-diplomata: incidente com balão demonstra incapacidade dos EUA de conduzir diálogo com China

© AP Photo / Andy WongBandeira dos EUA junto a emblema nacional da China (foto de arquivo)
Bandeira dos EUA junto a emblema nacional da China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2023
Nos siga no
O incidente com balão chinês no céu dos EUA foi provavelmente um erro não intencional de Pequim, mas a reação de Washington só demonstrou um alto grau de desconfiança entre os dois países e a incapacidade dos EUA para um diálogo produtivo, sugere ex-diplomata norte-americano Chas Freeman.
"Muito provavelmente foi apenas uma falha em vez de uma ação deliberada de alguém que lançou um balão na China. A reação histérica dos EUA a isso, sem qualquer motivo, apenas demonstrou o grau de desconfiança mútua", disse à Sputnik o ex-funcionário dos departamentos de Estado e da Defesa dos EUA.
Em 1972, Freeman foi o principal intérprete do presidente Richard Nixon durante sua visita histórica à China, e mais tarde serviu como embaixador dos Estados Unidos na Arábia Saudita.

Na semana passada, Estados Unidos foram agitados pela notícia sobre detecção de um balão chinês no espaço aéreo nacional. O Pentágono disse que se tratava de um objeto de reconhecimento e o derrubou com um míssil sobre o oceano Atlântico.

Ilustração de balão de alta altitude na estratosfera - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Panorama internacional
UE teme que balão chinês faça EUA esquecerem a Rússia, revela mídia
Pequim, por sua vez, condenou as ações norte-americanas e continua afirmando que o balão estava sendo usado exclusivamente para fins civis e para pesquisas meteorológicas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала