- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Senador sobre reservas de ouro: Rússia recupera sua posição como um dos líderes econômicos mundiais

© Sputnik / Ilya Naimushin / Acessar o banco de imagensBarras de ouro com 99,99% de pureza na fábrica de metais não ferrosos de Krasnoiarsk, na Rússia
Barras de ouro com 99,99% de pureza na fábrica de metais não ferrosos de Krasnoiarsk, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Nos siga no
Dadas as reservas significativas de ouro na Rússia e o desenvolvimento do país em geral, podemos dizer que ele está recuperando sua posição como um dos líderes econômicos do mundo, disse o presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho de Federação (câmara alta do parlamento russo), Viktor Bondarev.
No final de 2022 a Rússia se tornou o quarto maior possuidor de reservas cambiais do mundo, de acordo com os cálculos da RIA Novosti, baseados nos dados dos bancos centrais.
Terceiro e quarto reatores da usina nuclear russa Novovoronezhskaya - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Panorama internacional
Rosatom comenta imposição de sanções por Kiev contra a indústria nuclear russa

"Dadas as reservas substanciais de ouro na Rússia, podemos prever um crescimento da sua economia. Por mais que nossos inimigos tentem controlar esse processo, a Rússia está gradualmente recuperando sua posição como um dos líderes econômicos do mundo", escreveu o político em seu canal de Telegram.

Ele recordou que, no final de 2022, a Rússia se tornou o quarto maior possuidor de reservas de ouro e divisas do mundo, logo depois da China, do Japão e da Suíça. "Diante da enorme, na verdade sem precedentes, pressão de sanções por parte dos países ocidentais, inclusive as apreensões de nossos ativos, isso não é apenas um resultado muito positivo, mas um resultado que parecia inalcançável. No entanto, a Rússia conseguiu não só manter, mas até elevar sua posição. Anteriormente, em um ranking semelhante, nosso país ficou em quinto lugar, atrás da Índia", - acrescentou.
Segundo o senador, a economia russa se baseou sempre na economia real (e não no empolado setor financeiro), mantendo um equilíbrio entre matérias-primas e inovações.
"Ao invés dos EUA, não permitimos a emissão descontrolada de moeda nacional. Nossa moeda está claramente vinculada ao padrão ouro, respaldada por reservas do metal precioso", sublinhou.
Bandeira de Israel - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2023
Operação militar especial russa
Ucrânia pressiona Israel por ajuda financeira e por condenação pública de operação militar russa

"As reservas de ouro e divisas são a almofada de segurança do país na arena internacional. Agora o valor do ouro está crescendo, a liquidez do dólar está caindo. Com a introdução dos Acordos de Basileia III, que entraram em vigor em de janeiro de 2023, acabou o sistema de domínio monopolista do dólar, estabelecido em Bretton Woods em 1944 e reformado na Jamaica em 1976, que deixou de considerar o ouro como equivalente do dinheiro mundial", disse ele.

Nos balanços dos bancos do mundo, o ouro como reserva terciária sob o sistema Bretton Woods foi avaliado em 50% do seu valor, explicou. "De acordo com as normas dos Acordos de Basileia III, o ouro não está na terceira categoria, mas na primeira. Assim, é possível agora contabilizá-lo a 100% de seu valor em vez de 50%. Isto leva a uma revalorização da moeda do balanço. O valor do ouro sobe, enquanto o dólar como moeda mundial universal desce", concluiu Bondarev.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала