- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro norueguês pede para manter contatos abertos com a Rússia em meio ao isolamento

© AFP 2023 / Gints IvuskansO primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Stoere, faz uma declaração durante a cúpula dos líderes da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês) em Riga, 19 de dezembro de 2022
O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Stoere, faz uma declaração durante a cúpula dos líderes da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês) em Riga, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Nos siga no
O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, disse nesta segunda-feira (6) que o "isolamento autoimposto" à Rússia dos países ocidentais vai ter implicações negativas para a Europa, por isso é necessário manter as linhas de comunicação abertas.
"Temos que lidar com a Rússia agora e no futuro, devemos garantir que tenhamos contatos e cooperação prática em questões de fronteira, resgate marítimo e gerenciamento de pesca, então temos que manter uma relação de trabalho de fronteira adequada e devemos manter linhas de comunicações para evitar mal-entendidos ou incidentes não intencionais no Extremo Norte em um complexo ambiente ártico", disse o primeiro-ministro norueguês durante discurso na Conferência de Segurança de Leangkollen em Oslo.
Ele também observou que "uma nova cortina de ferro" apareceu entre o Oriente e o Ocidente. "As implicações para a Europa são difíceis de superestimar, uma Rússia em isolamento autoimposto é uma má notícia para todos nós, então é uma Rússia que mergulha na instabilidade e no caos", acrescentou o ministro.
Em outubro de 2022, Store também observou a importância da comunicação direta com Moscou para resolver a situação política atual excepcionalmente difícil. A falta de diálogo prejudica a possibilidade de chegar a um acordo pacífico na Ucrânia, disse ele, acrescentando que a atual situação política é a mais difícil desde a Segunda Guerra Mundial.
Moscou tem ressaltado repetidas vezes que o Ocidente tenta isolar a Rússia e sua economia através de uma guerra por procuração travada na Ucrânia em função de sua operação militar especial no país, uma iniciativa que respondeu aos apelos por ajuda da população de Donbass diante das agressões do regime de Kiev.
Soldado austríaco chega em um tanque Leopard antes dos exercícios militares amistosos de vários países - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Panorama internacional
Noruega vai comprar 54 tanques Leopard de nova geração
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала