- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Brasil aceita participar como mediador das negociações de paz na Colômbia

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os cumprimentos do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante sua posse. Brasília, 1º de janeiro de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os cumprimentos do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante sua posse. Brasília, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou nesta segunda-feira (6) que o país decidiu aceitar o convite para participar como um dos mediadores da mesa de diálogo formada entre o governo da Colômbia e a última guerrilha ativa do país, o Exército de Libertação Nacional (ELN).
"O Governo brasileiro transmitiu ao Governo colombiano sua aceitação do convite para retomar a participação, como país garante, na Mesa de Diálogos de Paz entre o Governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN)", disse o Itamaraty em nota.
O governo brasileiro destaca que participou anteriormente dos processos de paz no país vizinho, até a interrupção das negociações, em 2019, com o governo do ex-presidente Iván Duque.
"É com satisfação que o Brasil volta a integrar o processo, fundamental para a consolidação da paz na Colômbia e de grande importância, por consequência, para a região e para o mundo", afirma.
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao centro, e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, posam para fotos durante a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em Buenos Aires, Argentina, 24 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Panorama internacional
América do Sul vai resistir às pressões para abandonar neutralidade na Ucrânia? Analistas debatem
O Itamaraty destaca ainda que "a retomada das negociações entre o Governo colombiano e o ELN, uma das prioridades da política de 'paz total' do Presidente Gustavo Petro, foi formalizada em 21 de novembro de 2022, quando as partes instalaram mesa de diálogo para dar reinício à negociação de um acordo de paz".
Cuba, Venezuela e Noruega já aceitaram participar como países garantes e convidaram Brasil, Chile e México a também exercerem essa função.
Desde que Lula assumiu a presidência, tem dado certa prioridade às questões da América do Sul. A primeira viagem internacional do mandatário foi à Argentina, onde ainda participou da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), e ao Uruguai.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso da vitória na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), em 30 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Notícias do Brasil
Com Lula e Petro, América do Sul vai avançar em integração, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала