- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Balão chinês: abate prejudica equilíbrio de relações entre Pequim e Washington, diz diplomata

© Foto / Reprodução / Fox NewsOperação para derrubar o balão chinês foi transmitida ao vivo pela mídia americana. EUA, 4 de fevereiro de 2023
Operação para derrubar o balão chinês foi transmitida ao vivo pela mídia americana. EUA, 4 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Nos siga no
A reação dos EUA ao incidente do balão chinês prejudicou o processo de estabilização das relações China-EUA, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng, nesta segunda-feira (6).
"As ações dos Estados Unidos tiveram um impacto sério e prejudicaram os esforços de ambos os lados no processo de estabilização das relações China-EUA após a reunião [dos líderes dos dois países] em Bali", disse Xie Feng nesta segunda-feira (6), conforme citado pela emissora China Central Television.
O ministro enfatizou que a China expressa forte protesto aos Estados Unidos e está aconselhando Washington a não tomar novas medidas que prejudiquem os interesses da China e aumentem as tensões.
Pequim se reserva o direito de tomar outras ações necessárias, disse Xie Feng.
Os Estados Unidos derrubaram no sábado (4) o balão chinês que sobrevoava o espaço aéreo do país.
O Ministério das Relações Exteriores da China enfatizou que havia notificado os Estados Unidos várias vezes de que seu balão era um dirigível civil envolvido em pesquisas científicas que entrou acidentalmente no espaço aéreo dos EUA, pois se desviou muito do curso planejado devido a força maior.
A reação dos EUA ao incidente "é excessiva e viola seriamente a prática internacional", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
Lançamento de míssil de cruzeiro Tomahawk do navio USS Cape St. George - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2023
Temendo a China, EUA poderiam instalar mísseis de alcance intermediário no Japão
A operação dos EUA foi conduzida pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês), poucas horas após parte do espaço aéreo americano ser fechado.
O balão foi abatido logo que chegou em um território do oceano Atlântico, em águas territoriais americanas, considerado seguro para a queda dos destroços. A operação foi transmitida ao vivo pela mídia dos EUA. Washington espera que o balão seja capturado e estudado.
Antes de derrubar o balão, a FFA dos EUA suspendeu a operação de três aeroportos e fechou o espaço aéreo em várias regiões dos estados da Carolina do Norte e do Sul, informou a ABC. A decisão de conduzir a operação foi tomada com base em "iniciativas no campo da segurança nacional".
O presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington, em 6 de novembro de 2021; e o presidente da China, Xi Jinping, em Brasília, no Brasil, em 13 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2023
Panorama internacional
China vê tecnologia militar russa como 'fundamental' na nova corrida armamentista de semicondutores
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала