- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Autoridades russas e mais de 100 socorristas chegam à Turquia; mortes em terremoto sobem para 2.921

© Sputnik / Sertach Kayar / Acessar o banco de imagensConsequências do terremoto na cidade turca de Diyarbakir. O tremor devastador de magnitude 7,7 ocorreu em 5 de fevereiro de 2023
Consequências do terremoto na cidade turca de Diyarbakir. O tremor devastador de magnitude 7,7 ocorreu em 5 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Nos siga no
Autoridades do governo da Rússia chegaram na noite desta segunda-feira (6) à Turquia para auxiliar nos resgates após o terremoto que abalou diversas cidades e deixou 2.921 mortes.
A aeronave do Ministério para Situações de Emergência da Rússia pousou hoje (6) no aeroporto de Adana com os principais funcionários da pasta e mais de 100 socorristas russos, que prestarão assistência à população afetada.
"As equipes de resgate trouxeram ferramentas de resgate necessárias para procurar e desbloquear os feridos", comunicou o ministério.
Os equipamentos são endoscópios e dispositivos de busca acústica que permitem detectar as vítimas nos escombros a uma profundidade de até 4,5 metros, além de radares e sensores térmicos.
A Rússia também auxiliará no hospital de campanha que será implantado na zona de emergência, com sete equipes caninas e mais de 40 médicos russos prestando atendimento médico.
Moradores caminham entre escombros de edifícios desmoronados após um terremoto ter provocado destruição na cidade de Jandaris, distrito de Afrin, no noroeste da Síria - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Panorama internacional
Cientista compara terremoto na Turquia com 130 bombas atômicas
Ainda hoje, Orhan Tatar, diretor de terremotos e redução de riscos da Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres (Afad, na sigla em turco), comunicou que o número de mortos no terremoto na Turquia aumentou para 2.921.

"Até agora, 2.921 pessoas morreram e 15.800 pessoas ficaram feridas como resultado dos terremotos", disse ele, acrescentando que "mais de 7,8 mil pessoas foram resgatadas dos escombros".

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta segunda-feira (6) ser impossível no momento prever o número de mortes. Segundo o mandatário, esse foi o maior desastre que o país viveu desde o terremoto de Erzincan de 1939.
© AP Photo / Mahmut BozarsanEquipes de resgate e equipes médicas durante os trabalhos de busca e salvamento em prédio colapsado após o terremoto atingir a cidade de Diyarbakir, no sudeste da Turquia
Equipes de resgate e equipes médicas durante os trabalhos de busca e salvamento em prédio colapsado após o terremoto atingir a cidade de Diyarbakir, no sudeste da Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Equipes de resgate e equipes médicas durante os trabalhos de busca e salvamento em prédio colapsado após o terremoto atingir a cidade de Diyarbakir, no sudeste da Turquia
Erdogan explicou que atualmente mais de 9 mil pessoas participam de operações de resgate e que o número segue aumentando por conta dos que vêm à região.
Além dos socorristas russos, a União Europeia disse que mobilizou, com urgência, mais de dez equipes de busca e resgate da Bulgária, Croácia, República Tcheca, França, Holanda, Polônia e Romênia para a Turquia. Os EUA também prometeram ajuda.

Forte terremoto abala Síria e Turquia

Um terremoto de magnitude 7,8 ocorreu na região central da Turquia, a noroeste da cidade de Gaziantep, informou o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês) no domingo (5).
Países fronteiriços também registraram mortes devido ao terremoto. Os números, no entanto, ainda não são exatos. O tremor ocorreu a uma profundidade de cerca de dez quilômetros.
Inicialmente o EMSC disse que a magnitude era de 7,5 na escala Richter. Minutos depois, o dado foi revisado para 7,8.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала