- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia pode receber até 160 tanques Leopard 1 de estoques da indústria alemã

CC BY 2.0 / FaceMePLS / Tanque alemão Leopard (arquivo)
Tanque alemão Leopard (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2023
Nos siga no
A Ucrânia pode receber até 160 tanques Leopard 1 dos estoques da indústria de defesa alemã, informou a mídia alemã neste sábado (4), citando fontes do setor.
De acordo com o jornal Handelsblatt, as empresas alemãs Rheinmetall e Flensburger Fahrzeugbau poderiam consertar a maioria dos tanques Leopard 1 que possuem em seus estoques e depois prepará-los para exportação para a Ucrânia.
Na sexta-feira (3), o porta-voz do gabinete alemão, Steffen Hebestreit, disse que o governo havia aprovado as exportações de tanques Leopard 1 para a Ucrânia, sem dar detalhes sobre quantos tanques seriam fornecidos.
O jornal Sueddeutsche Zeitung noticiou mais cedo naquele dia, citando fontes do governo, que ele deu luz verde à transferência de 88 tanques Leopard 1, embora haja problemas com munição, já que os tanques não estão mais sendo produzidos.
Um tanque Leopard 2 é retratado durante um evento de demonstração realizado para a mídia pelo Bundeswehr alemão (Forças Armadas unificadas da Alemanha) em Munster, perto de Hannover, Alemanha, 28 de setembro de 2011 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2023
Panorama internacional
Analista sobre Leopard para Kiev: 'Governo espanhol segue humildemente as ordens dos EUA e da OTAN'
No último dia 20, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou um pedido do governo da Alemanha para que o Brasil fornecesse munição de tanques que seria repassada por Berlim à Ucrânia.
A decisão ocorreu na reunião do petista com os chefes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, José Múcio, segundo a Folha de São Paulo. A proposta teria sido levada pelo ex-comandante do Exército, Júlio Cesar Arruda, que foi exonerado no dia seguinte (21).
Arruda afirmou que o Brasil embolsaria cerca de R$ 25 milhões por um lote de munição estocada para seus tanques Leopard 1, o modelo que antecedeu o tanque desejado pelo governo ucraniano, o Leopard 2.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os cumprimentos do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, durante cerimônia de posse. Brasília, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Panorama internacional
Lula acerta ao não enviar munições à Ucrânia e contrariar Alemanha, diz analista
Em abril de 2022, Moscou enviou uma nota aos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) condenando sua assistência militar a Kiev depois que a Rússia iniciou sua operação militar na Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, alertou que fornecer armas à Ucrânia não é propício para as negociações de paz e teria um efeito prejudicial no conflito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала