- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

República Centro-Africana pede à ONU aumento da presença de instrutores militares russos

© Foto / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o presidente da República Centro-Africana (RCA), Faustin-Archange Touadéra, se reúnem durante a 77ª Assembleia Geral da ONU, em 21 de setembro de 2022
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o presidente da República Centro-Africana (RCA), Faustin-Archange Touadéra, se reúnem durante a 77ª Assembleia Geral da ONU, em 21 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Nos siga no
O embaixador russo na República Centro-Africana (RCA), Aleksandr Bikantov, disse em entrevista à Sputnik nesta quinta-feira (2) que a RCA enviou um pedido ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) de aumento do número de instrutores militares russos no país.
"Hoje existem 1.890 instrutores russos na RCA. O governo está interessado em aumentar seu número. Há pouco tempo, Bangui apresentou um pedido ao Conselho de Segurança da ONU", disse Bikantov.
Segundo o embaixador, os militares da RCA com o apoio de instrutores militares russos derrotaram a maioria dos grupos armados ilegais no país.
"A maioria das formações de gangues foi derrotada e se transformou essencialmente em pequenos grupos criminosos engajados em saques e violência. Os líderes permanecem no exterior", afirmou.
O embaixador observou que "as autoridades da RCA apreciam muito os resultados das atividades dos instrutores russos" no treinamento de militares e policiais do país, bem como consultas na luta contra grupos armados ilegais.

"Existe um consenso na opinião pública de que a Rússia foi capaz de impedir a derrubada violenta do poder na RCA e, como resultado, uma nova onda de guerra civil", disse o embaixador, acrescentando que o primeiro-ministro Felix Moloua lhe disse que "verdadeiros amigos são conhecidos em apuros", referindo-se à Rússia.

Em 2022, Bikantov disse à Sputnik que havia 1.135 instrutores militares russos na república no momento. Em 2020, Andrei Kemarsky, então diretor do Departamento da África no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse à Sputnik que eram cerca de 235 instrutores militares russos trabalhando na RCA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала