- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da China diz que balão que sobrevoou EUA era para pesquisa meteorológica e pede 'calma'

© AP Photo / Liu ZhengA porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning durante coletiva de imprensa em Pequim, em 13 de outubro de 2022
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning durante coletiva de imprensa em Pequim, em 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Nos siga no
Chancelaria chinesa afirmou que balão era um dirigível usado para pesquisas, principalmente de assuntos relacionados ao tempo e clima, e pediu calma, visto que Pequim "não tem intenção de violar o território e o espaço aéreo de qualquer país".
Nesta sexta-feira (3), o Ministério das Relações Exteriores da China informou que o "balão" chinês que foi notado pelo Pentágono ontem (2) sobrevoando o território norte-americano trata-se de um dirigível civil usado para pesquisas científicas, que se desviou de seu curso devido ao vento.
"O dirigível é da China. É um dirigível civil usado para fins de pesquisa, principalmente meteorológicos. Afetado pelos Westerlies e com capacidade limitada de autodireção, o dirigível se desviou muito de seu curso planejado. O lado chinês lamenta a entrada não intencional do dirigível no espaço aéreo dos EUA devido a força maior", disse o ministério em um comunicado.
A porta-voz do MRE chinês, Mao Ning, disse que não tinha informações sobre a viagem. Mas ela disse que a China "não tem intenção de violar o território e o espaço aéreo de qualquer país soberano" e pediu calma enquanto os fatos são apurados.
Na quinta-feira (2), o Departamento de Defesa dos EUA detectou um balão de vigilância de alta altitude, especificando que o objeto estava viajando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representava nenhuma ameaça. O secretário de imprensa do Pentágono, Patrick Ryder, disse que Washington tinha "alta confiança" de que se tratava de um balão espião chinês.
O Pentágono decidiu não abater o balão, que estava potencialmente sobrevoando locais sensíveis, por medo de ferir pessoas no solo.
O logotipo do aplicativo TikTok na tela de um smartphone é visto em uma postagem de usuário em Tóquio, 28 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2022
Panorama internacional
Câmara dos EUA proíbe uso do TikTok em dispositivos oficiais
A situação do balão aumenta as preocupações de segurança nacional entre os legisladores americanos sobre a influência da China nos EUA, desde a prevalência do imensamente popular aplicativo de smartphone TikTok até a compra de terras agrícolas americanas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала