- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Incidente com balão espião pode afetar a organização da defesa aérea nos EUA, diz especialista

CC0 / Unsplash / A bandeira dos Estados Unidos
A bandeira dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Nos siga no
O incidente com um balão de espionagem supostamente chinês descoberto pelos militares dos Estados Unidos pode afetar a organização da defesa aérea nos Estados Unidos, de acordo com um especialista entrevistado pela Sputnik.
Washington reconheceu de fato a falta de ferramentas eficazes de combate do Comando Conjunto de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD na sigla em inglês), disse na sexta-feira (3) à Sputnik Dmitry Stefanovich, pesquisador do Centro de Segurança Internacional do Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais (IMEMO na sigla em russo) e cofundador do projeto Vatfor.
Anteriormente, um porta-voz do Pentágono disse que um balão de espionagem foi detectado no céu dos Estados Unidos, os militares acreditam que pertence à China, o presidente Joe Biden foi informado sobre a situação e Washington entrou em contato com Pequim. Eles não se atreveram a derrubar o balão devido ao risco para civis. De acordo com o Pentágono, o objeto não é perigoso.
"Na situação atual, a divulgação pública do processo e o reconhecimento, de fato, da falta de ferramentas eficazes de combate do NORAD são interessantes. Provavelmente, no futuro podemos ver algumas mudanças nas abordagens à organização da defesa aérea do continente americano", disse Stefanovich.
O especialista observou que as conversas sobre o uso de balões para espionagem e outros fins começaram há muito tempo em conexão com a "miniaturização da carga útil", bem como com a "compreensão e modelagem mais profundas dos processos em diversas camadas da atmosfera".
O ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, à direita, e a ministra da Defesa Nacional do Canadá, Anita Anand, à esquerda, participam de uma coletiva de imprensa conjunta em Varsóvia, Polônia, 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Panorama internacional
Ministério da Defesa do Canadá não consegue detectar balão espião
"Em alguns casos, seu uso pode ser uma alternativa bastante eficaz, tanto para grupos de satélites quanto para a aviação especial", enfatizou ele.
"Em termos de contramedidas, tudo é bastante difícil: as armas da aviação de caça e da defesa antiaérea terrestre são projetadas para alturas mais modestas, enquanto gastar interceptadores da defesa antimísseis e defesa espacial em tais tarefas pode ser irracional, e pode mesmo haver problemas com a designação dos alvos", acrescentou Stefanovich.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала