- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Balão misterioso sobre os EUA foi lançado pela China? Especialistas avaliam

© AP Photo / Matthias SchraderBalão sobrevoa montanhas em Zell am See, na Áustria, 5 de fevereiro de 2019
Balão sobrevoa montanhas em Zell am See, na Áustria, 5 de fevereiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Nos siga no
Um engenheiro russo e um jornalista chinês deram sua opinião sobre o balão dado como "espião" que sobrevoa o território norte-americano e sobre o qual o Pentágono já se pronunciou.
bUm balão suspeito, que nos EUA já foi apelidado de "balão espião", tem sobrevoado o país há vários dias. Altos funcionários americanos aconselharam Joe Biden, presidente dos EUA, a não o abater, temendo que os escombros pudessem representar uma ameaça à segurança das pessoas e das instalações terrestres.
De acordo com o general Patrick Ryder, o governo dos EUA tem rastreado o objeto.
"O balão está atualmente viajando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa nenhuma ameaça militar ou física para aqueles que estão no solo", disse o porta-voz do Pentágono sobre o objeto, detectado no estado de Montana.
O engenheiro Denis Efremov, especialista em aeronáutica com 20 anos de experiência e diretor-geral da empresa russa Stratonautica Ltd., disse em declarações à Sputnik que tais balões estratosféricos voam a uma altitude de 25-35 km e funcionam com baterias solares, permanecendo no ar por mais de um ano. No entanto, sublinha, apenas o fabricante pode saber o que foi colocado exatamente a bordo de um balão desse tipo.
"Eles voam para onde o vento sopra. Eles não podem voar contra o vento, mas através de mudanças na altitude eles podem apanhar as correntes necessárias para se deslocar", explicou.
Efremov explicou que esses objetos são lançados principalmente para fins científicos, mas também são usados para reconhecimento.
Aeronave militar norte-americana decola da Base Aérea de Ramstein dos EUA em Ramstein, Alemanha, 9 de junho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Panorama internacional
Congressista dos EUA exige que Biden derrube alegado balão espião chinês que sobrevoa o país
"Eles são melhores do que os satélites em muitos aspectos. [Eles] voam mais baixo, têm uma visão mais detalhada, são mais baratos. São também mais rápidos de lançar", aponta Efremov.
Hu Xijin, ex-editor-chefe do jornal chinês Global Times, em sua conta na rede social Weibo chamou o sucedido de uma nova manobra para atacar a China. Pequim, disse ele, nunca lançaria um balão de vigilância sobre os Estados Unidos, porque seria detectado e causaria um escândalo internacional. Além disso, segundo Hu, o território de Montana, embora tenha instalações militares, não representa nenhuma ameaça para a China, pois não há nada para monitorar ali.
"Montana não está longe do Canadá. O estado é uma grande área de terras agrícolas e de vida selvagem. Embora seja verdade que lá existem bases militares, sua ameaça à China não é a mesma que a das instalações militares na costa ocidental dos Estados Unidos e nas ilhas do oceano Pacífico", comparou o jornalista.
"É uma história muito estranha, mas ela rapidamente se tornou popular nos EUA. A origem e o propósito do balão ainda não foram determinados, mas tornou-se uma ajuda perfeita para os políticos americanos incitarem o ódio antichinês", escreveu o especialista.
William Burns, diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos EUA, declarou recentemente que a China é o maior problema geopolítico que o país norte-americano enfrenta atualmente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала