- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Daniel Silveira é preso em Petrópolis, um dia após fim de seu mandato

© Folhapress / Betinho Casas Novas/Futura PressO então deputado federal Daniel Silveira (então PSL-RJ) na chegada ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro (RJ), em 17 de fevereiro de 2021, para fazer exame de corpo de delito (foto de arquivo)
O então deputado federal Daniel Silveira (então PSL-RJ) na chegada ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro (RJ), em 17 de fevereiro de 2021, para fazer exame de corpo de delito (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Nos siga no
O ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso, na manhã desta quinta-feira (2), em Petrópolis, no Rio de Janeiro, um dia após o fim do seu mandato.
A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo descumprimento de medidas cautelares estabelecidas pelo tribunal, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais.
Na decisão, Moraes afirma que Silveira agiu com "completo desrespeito e deboche" diante de decisões judiciais do STF.
O ministro também destacou que o ex-deputado danificou a tornozeleira eletrônica e continuou a atacar o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "colocando em dúvida o sistema eletrônico de votação auditado por diversas organizações nacionais e internacionais".
De acordo com o portal G1, fontes da Polícia Federal informaram que havia "muito dinheiro na casa" de Silveira no momento da detenção.
© AP Photo / Eraldo PeresDaniel Silveira (então PSL-RJ) exibe em celular montagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preso em sessão da Câmara dos Deputados
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) segura imagem no celular com uma montagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso em sessão da Câmara dos Deputados. - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Daniel Silveira (então PSL-RJ) exibe em celular montagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preso em sessão da Câmara dos Deputados. Foto de arquivo
Daniel Silveira se candidatou ao Senado pelo Rio de Janeiro, em outubro, mas teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mesmo assim, ele obteve 19,18% dos votos na disputa, ficando atrás de Romário (PL) — reeleito —, com 29,19%, e Alessandro Molon (PSB), que teve 21,20%.
Com isso, ficou sem mandato e perdeu o foro privilegiado, nesta quarta-feira (1º), quando os novos parlamentares tomaram posse.
Silveira foi preso pela primeira vez em fevereiro de 2021, após gravar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo. Em abril de 2022, foi condenado pela Corte por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a autoridades e instituições.
A pena de oito anos e nove meses de prisão foi perdoada pelo então presidente Jair Bolsonaro, mas as medidas complementares, como tornozeleira e multa, seguiram em vigor.
Jair Bolsonaro deixa o Ministério da Defesa após almoço com ministros de seu governo, em Brasília (DF), em 14 de janeiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2023
Notícias do Brasil
STF manda investigar autoridades da gestão Bolsonaro por possível genocídio indígena
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала