DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Britânico encontra em um campo colar com iniciais de Henry VIII e de uma de suas esposas (FOTO)

© Foto / Strephon Duckering / SWINSColar ou pulseira feita de laços de filigrana dourada de duplo fio ligados com pérolas poliédricas facetadas de verniz
Colar ou pulseira feita de laços de filigrana dourada de duplo fio ligados com pérolas poliédricas facetadas de verniz - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Nos siga no
Charlie Clark estava usando um detector de metais em Warwickshire (Inglaterra) quando encontrou um pingente e uma corrente Tudor, escreve o The Guardian.
Charlie Clark trabalhava com o detector de metais há apenas seis meses quando se deparou com o que ele diz ser um achado de "uma vez na vida - não, uma vez em 30 vidas".
Ele estava explorando um campo de Warwickshire quando um sinal claro em seu detector o levou a cavar cerca de meio metro.
O que o dono do café de Birmingham descobriu foi um enorme e espetacular pingente e seu colar, feitos em ouro e esmalte com as iniciais e símbolos de Henry VIII e de sua primeira esposa, Catarina (Katherine) de Aragão.
O pingente em forma de coração, preso a um colar de 75 elos e feito de 300 gramas de ouro de 24 quilates, é decorado com uma roseira Tudor e uma romã, símbolo de Katherine e, no reverso, as iniciais H e K.
Um dono de um café de Birmingham descobriu um enorme e espetacular pingente e colar Tudor, feitos em ouro e esmalte e com as iniciais e símbolos de Henry VIII e de sua primeira esposa, Katherine de Aragão.

Quando Rachel King, curadora no Museu Britânico, viu pela primeira vez a descoberta, ela ficou muitíssimo impressionada. Nada desse tamanho e importância do período renascentista tinha sido encontrado no Reino Unido há mais de 25 anos, disse ela.
Apesar de, inicialmente, parecer quase bom demais para ser verdade, uma análise científica cuidadosa provou que o pingente é genuíno. O que os especialistas não foram capazes de descobrir, no entanto, apesar de vasculharem inventários e fotos da época, foi a ligação pessoal da joia com Henry ou Katherine.
"No entanto, sua qualidade é tal que certamente foi encomendado ou esteve de alguma forma relacionado a um membro da nobreza superior ou um cortesão", acrescentou a especialista.
De acordo com uma hipótese, o pingente foi feito como presente para o vencedor de um torneio. No entanto, a julgar pelo seu tamanho, só podia ser usado por uma mulher. O pingente de Tudor ainda não tem um valor estabelecido, mas já é certo que vale muito. Charlie Clark dividirá o montante com o proprietário do campo e o resto planeja gastar na educação do filho.
Henry VIII é conhecido como o iniciador do Renascimento Inglês e da Reforma Inglesa. Passou à história por ter se casado com seis mulheres e ter rompido com a Igreja Católica Romana, criando uma igreja independente, a Igreja Anglicana.
Esqueleto do pássaro Dodô - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Ciência e sociedade
Projeto pode 'ressuscitar' pássaro dodô, extinto no século XVII
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала