- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mercosul: Brasil quer anular suspensão da Venezuela e promover entrada da Bolívia

© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández (ao centro), e do ex-presidente boliviano Evo Morales durante atividade no Centro Cultural Kirchner. Buenos Aires, Argentina, 23 de janeiro de 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández (ao centro), e do ex-presidente boliviano Evo Morales durante atividade no Centro Cultural Kirchner. Buenos Aires, Argentina, 23 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Nos siga no
O governo brasileiro pretende retomar o diálogo com as autoridades venezuelanas e buscará promover o ingresso da Bolívia como membro pleno do Mercosul.
Em conversa com a Sputnik, o diretor do Mercosul no Itamaraty, Francisco Cannabrava, confirmou que a embaixada brasileira quer retomar o diálogo com a Venezuela e anular a suspensão do país no âmbito do Mercosul.
O diplomata explicou que "este país [Venezuela] é importante e merece nossa atenção", razão pela qual o Brasil quer restabelecer um diálogo "franco e de boa vontade", em que "se respeite os tempos" de Caracas.
A Venezuela foi suspensa do Mercosul em 2017, após alguns membros do bloco entenderem que o país havia passado por uma "ruptura da ordem democrática".
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda), em pronunciamento ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández. Buenos Aires, 23 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2023
Notícias do Brasil
Lula defende diálogo com a Venezuela: 'Sou contra ingerência'
Sobre a entrada da Bolívia no Mercosul, Cannabrava comentou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "muito interessado" em que La Paz se torne um membro da aliança sul-americana.
"Queremos avançar para a entrada da Bolívia, precisamos obter a aprovação do tratado de adesão da Bolívia no Congresso brasileiro e estamos muito dispostos a trabalhar internamente para avançar nisso", disse ele.
Em 8 de dezembro, o chanceler boliviano, Rogelio Mayta, disse à Sputnik que a posse de Lula como presidente do Brasil seria um "vento favorável" à entrada de La Paz como um Estado pleno do Mercosul.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o ex-presidente boliviano Evo Morales posam para foto em frente a estátua do ex-presidente argentino Néstor Kirchner. Buenos Aires, 23 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Panorama internacional
Retorno do Brasil à CELAC fortalece organismo e pode equilibrar relação com EUA, segundo analistas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала