- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

© Pablo Valadares/Câmara dos DeputadosArthur Lira discursa no plenário da Câmara dos Deputados durante eleição para a Mesa Diretora. Brasília, 1º de fevereiro de 2023
Arthur Lira discursa no plenário da Câmara dos Deputados durante eleição para a Mesa Diretora. Brasília, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Nos siga no
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito para a função de presidente da Câmara dos Deputados em votação realizada nesta quarta-feira (1º). Com o apoio de 20 partidos, Lira não teve dificuldades em se reeleger.
Lira conquistou os votos de 464 dos 513 deputados federais e se sagrou vitorioso na eleição para a Mesa Diretora da Câmara. Chico Alencar (PSOL-RJ) teve 21 votos e Marcel Van Hatten (Novo-RS) contou com 19 apoios.
A aliança formada por Lira reuniu o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 18 partidos: União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, PCdoB, PV, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.
Em discurso proferido após a reeleição, Lira disse que a composição ampla é uma "demonstração concreta de que na política boa é possível divergir, debater, mas ao final construir consensos, decidir e atuar em prol do Brasil". "É hora de desinflamar o Brasil", disse.
O presidente da Câmara prometeu o "rigor da lei" aos que atuarem contra a democracia na casa legislativa, referindo-se aos atos violentos de 8 de janeiro, quando apoiadores radicais do ex-presidente Bolsonaro invadiram a sede dos três Poderes.

"Aos vândalos e instrumentadores do caos que promoveram o 8 de janeiro, eu afirmo: no Brasil, nenhum regime político irá prosperar fora a democracia. Jamais haverá um Brasil sem eleições livres e representantes escolhidos pelo voto popular", disse Lira em seu discurso.

Os distúrbios do último dia 8 deixaram um rastro de destruição no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e, principalmente, no Supremo Tribunal Federal (STF). Os envolvidos no movimento extremista pediam uma intervenção militar para derrubar o governo Lula, que assumiu no dia 1º.
Sessão conjunta do Congresso Nacional - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Notícias do Brasil
Eleições para presidentes do Congresso servirão como teste para o futuro de Lula e Bolsonaro?
Nesta quarta-feira (1º), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também foi reeleito presidente do Senado. O parlamentar contou com apoio de PSD, MDB, PT, PSB, PDT e Rede e derrotou o senador Rogério Marinho (PL-RN), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nesta quarta-feira (1º), tomaram posse os deputados eleitos em 2022. A maior bancada é a do PL, que conta com 99 deputados. A federação formada por PT, PV e PCdoB, conta com a segunda maior bancada, com 81 parlamentares. Na sequência aparecem União Brasil (59), PP (47), MDB (42), PSD (42) e Republicanos (40). Os demais partidos possuem menos de 20 deputados cada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала