- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro turco: 1º reator da usina nuclear Akkuyu será lançado antes do final de 2023

© Sputnik / Turan SalcıConstrução da Central Nuclear de Akkuyu na Turquia
Construção da Central Nuclear de Akkuyu na Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2023
Nos siga no
O primeiro reator da usina nuclear Akkuyu está planejado para ser lançado antes do final do ano, o combustível pode ser carregado no reator mais cedo, declarou o ministro turco da Energia, Fatih Donmez.
"A construção está em andamento 24 horas por dia. Esperamos colocar em operação o primeiro reator antes do final do ano, talvez o combustível seja carregado mais cedo, essa questão está sendo estudada", disse Donmez em um fórum de energia.
Segundo ele, todos os quatro reatores devem ser lançados durante os próximos quatro anos. Agora, com participação da Rússia, está sendo construída a usina nuclear Akkuyu. Esta será a primeira usina nuclear da Turquia.
Está planejado que, após o comissionamento de todas as quatro unidades geradoras, que serão equipadas com reatores avançados russos VVER-1200, a usina gerará cerca de 35 bilhões de quilowatts-hora por ano e cobrirá até 10% da demanda de eletricidade da Turquia.
Projeto de construção da Usina Nuclear de Paks na Hungria - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Panorama internacional
Hungria e Rússia concordam em acelerar investimentos na construção da usina nuclear Paks-2
Além disso, este é o primeiro projeto na indústria nuclear mundial que será implementado pelo modelo "construa-possua-explore". Seu custo é de cerca de US$ 20 bilhões (R$ 102,13 bilhões). A Akkuyu atende a todos os atuais requisitos internacionais de segurança em energia nuclear.
A construção da primeira unidade geradora da usina nuclear Akkuyu começou em abril de 2018, a segunda em abril de 2020, a terceira em março de 2021 e a quarta em julho do ano passado.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan fala durante encontro com seu equivalente russo, Vladimir Putin, durante encontro em Astana, no Cazaquistão, 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Panorama internacional
Turquia chama conversações sobre alargamento da OTAN de 'inúteis'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала