- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

O que é o tanque russo T-90M, e como se compara com as 'oferendas' da OTAN à Ucrânia?

© Sputnik / Yevgeny BiyatovTanques T-90M durante parada militar para comemorar o 77º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados), Moscou, Rússia, 9 de maio de 2022
Tanques T-90M durante parada militar para comemorar o 77º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados), Moscou, Rússia, 9 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Nos siga no
Vários veículos de imprensa têm elogiado as capacidades dos tanques ocidentais, que têm sido anunciados para a Ucrânia. No entanto, não tem havido grande discussão sobre o potencial dos modelos T-90 russos.
Uma grande parte da mídia ocidental tem elogiado tanques Leopard 2, Challenger 2 e Abrams, com analistas da Europa e da América do Norte vendo a Ucrânia como um campo de batalha ideal para testar suas capacidades contra os T-90M da Rússia, os mais avançados do país.

O jornal emiradense The National escreve: "Tanques Abrams e Challenger 'feitos para derrotar a Rússia': Por que a enlameada Ucrânia é a zona de guerra ideal".

"Abrams, Leopard e Challenger 2 vs. T-72: Como os tanques ocidentais se comparam ao armamento da Rússia", é a manchete de um vídeo do jornal norte-americano Wall Street Journal, aparentemente comparando o tanque soviético de segunda geração do início da década de 1970 com a blindagem da terceira geração da OTAN introduzida entre dez e 25 anos depois.
Apenas alguns veículos de imprensa têm se concentrado nas capacidades do T-90, O blog Defense & Security Monitor o descartou como "essencialmente um modelo com chassi e torre do último T-72" e um motor atualizado. Ao mesmo tempo, o jornal norte-americano Washington Post admite que "algumas versões do T-90 [...] são ainda melhores que seus adversários da OTAN, com um sistema superior de armas e mísseis antitanque", mas assegura que o treinamento superior ucraniano prevalecerá.

O que são os T-90?

Os T-90 são a primeira série de tanques principais a ser fabricada quase inteiramente no período pós-soviético.
O tanque, em uma profunda revisão do T-72B, foi projetado em meados dos anos 1980, apresentando melhor proteção dinâmica, um sistema de proteção ativa da série Shtora projetado para interromper o designador a laser e sistemas de telêmetro de sistemas de mísseis antitanque, uma torre soldada em modelos posteriores, blindagem superior de liga compósita e composta, melhor sistema de controle de fogo, equipamentos de comunicação e navegação, e um novo motor.
O T-90 pesa entre 46 e 48 toneladas, 9,6 metros de comprimento, 3,78 metros de largura e fica 2,22 metros de altura. Ele é significativamente mais leve e menor que os tanques da OTAN dos anos 1980 e 1990, que pesam entre 62 e 74 toneladas, e têm até três metros de altura, no caso do Leopard 2.
O T-90 possui um canhão liso 2A46 125 mm/L48 e uma metralhadora de 12,7 mm ou 7,62 mm como armamento secundário. A arma e suas variações se comparam favoravelmente ao canhão liso Rh-120 L/44 120 mm instalado a bordo do Leopard 2, com um alcance de cerca de 4 km, 500 m a mais do que o canhão do tanque alemão. O menor tamanho e baixo perfil em comparação com os tanques ocidentais tem uma série de razões, incluindo:
Mobilidade melhorada, inclusive em espaços apertados, como bosques e áreas montanhosas.
Provável melhor capacidade de se entrincheirar.
Sua projeção mais reduzida e simples permite construir mais unidades.
Seu perfil mais compacto permite maior alcance operacional, de até 550 km sem cilindros de combustível traseiros opcionais, em comparação com os 425 km dos Abrams), e melhor capacidade de travessia de pontes e rios.
Intercambialidade de alguns componentes significa uma logística superior e capacidades de reparo (uma grande dor de cabeça para a OTAN, que hoje está fazendo malabarismos com a multiplicidade de armas distintas e incompatíveis enviadas para a Ucrânia, esperando-se que estes problemas se multipliquem quando os tanques ocidentais chegarem).
O modelo T-90M, cujas entregas ao Exército russo começaram em 2020, é o mais novo da série. O tanque inclui um novo módulo de torre com blindagem multicamadas, melhor proteção da tripulação graças à colocação de seu porta-malas fora do compartimento da tripulação, e a peça 125 mm 2A82, uma arma principal melhorada instalada também nos tanques de última geração avançados, como o T-14 Armata.
Os T-90M apresentam um sistema automático de controle de incêndio Kalina, uma metralhadora Kord de 12,7 mm controlada remotamente, um sistema de defesa dinâmica Relict e um sistema de comunicação digital de quinta geração, além de ar condicionado e direção e transmissão com maior facilidade de uso para o motorista do tanque. Os T-90Ms também possuem o Arena-M, um sistema de proteção ativa avançado para defesa antitanque e antimíssil.

Quantos T-90 existem?

Até 1.000 T-90s de vários modelos foram produzidos entre 1992 e hoje. A Rússia tinha cerca de 350 unidades T-90A e até 100 exemplares de T-90M em serviço em 2022, além de mais 200 T-90 em armazenamento. As Forças Armadas russas anunciaram planos em 2018 de atualizar todos os seus T-90 para T-90M até 2025.
No entanto, é a Índia, com um inventário de 1.100 tanques T-90, que tem a maior quantidade, sendo muitos produzidos sob licença por fabricantes indianos. A Argélia, Azerbaijão, Iraque, Síria, Turcomenistão, Uganda e Vietnã também possuem esses veículos militares.

Como os T-90 têm se saído no combate?

Em seus mais de 30 anos de vida útil, as variantes do T-90 acumularam experiência operacional em uma ampla gama de condições, começando, em base experimental, na Chechênia em 1995, onde um pequeno número foi relatado como sendo ser praticamente invulnerável às armas antitanque graças a seu sistema de proteção ativa a bordo.
Entre 30 e 40 tanques T-90 de vários modelos foram implantados na Síria em 2015, e utilizadas com sucesso por militares sírios em ferozes batalhas contra militantes islâmicos ocidentais, do golfo Pérsico, e apoiados pela Turquia. A proteção de mísseis antitanque guiados dos tanques foi particularmente importante, e os veículos russos sofreram perdas inferiores aos Leopard 2, dos quais foram perdidos até uma dúzia.
Os tanques modelo T-90S também foram usados pelos militares do Azerbaijão durante a Guerra de Karabakh de 2020, com um total de um a quatro perdidos por Baku.
Os T-90 também participam no conflito na Ucrânia. A guerra informacional torna difícil saber o desempenho real, mas observadores ocidentais afirmam que mais de 20 foram perdidos e alguns até mesmo capturados pela Ucrânia.
Ao mesmo tempo, Kiev admite que sua frota atual de T-62 e T-72 não consegue fazer frente aos T-90 russos.

Como o T-90 se comparam com os tanques principais ocidentais?

O resultado de qualquer confronto entre tanques no mundo real dependerá da habilidade da tripulação do tanque, da competência dos comandantes, da disponibilidade de inteligência tática e estratégica no campo de batalha, da artilharia, do suporte aéreo e da infantaria de mísseis antitanque guiados, e da eficiência do reabastecimento, reequipamento e reparo da retaguarda.

Em condições ideais, o principal objetivo dos tanques é realizar avanços rápidos e em larga escala em uma frente ampla. Como apontou recentemente Aleksei Leonkov, especialista militar russo, à Sputnik, o número de veículos da OTAN enviados à Ucrânia para confrontar os tanques russos, incluindo os T-90, "é absolutamente insuficiente para realizar qualquer tipo de operação tática ou operacional-prática", sendo " necessários mais tanques [...] para isso".

Como explicou Scott Ritter, colaborador da Sputnik, operações eficazes de tanques exigem que eles sejam usados como parte de uma equipe de armas combinada, que fornecem apoio. Sem este apoio, qualquer tanque "é simplesmente um caixão móvel caro", avaliou Ritter.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала