- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Grupo de familiares de vítimas da boate Kiss diz que processará Netflix por série sobre a tragédia

© Wilson Dias / Agência BrasilFachada da boate Kiss após a tragédia (foto de arquivo)
Fachada da boate Kiss após a tragédia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Nos siga no
Um movimento formado por familiares de vítimas da boate Kiss e moradores de Santa Maria (RS) anunciou que pretende processar a Netflix pela série "Todo Dia a Mesma Noite", que estreou na plataforma de streaming na semana passada, quando a tragédia completou dez anos.
O coordenador do grupo é o empresário Eriton Luiz Tonetto Lopes, que perdeu na tragédia a filha Évelin Costa Lopes, de 19 anos. Segundo ele, não houve pedido de autorização por parte da Netflix.
A série é baseada no livro homônimo da jornalista mineira Daniela Arbex, e mistura realidade e ficção, sendo interpretada por atores.

"Nós fomos pegos de surpresa, ninguém nos avisou, ninguém nos pediu permissão. Nós queremos saber quem está lucrando com isso. Não admitimos que ninguém ganhe dinheiro em cima da nossa dor e das mortes dos nossos filhos. Queremos entender quem autorizou, quem foi avisado, porque muitos de nós não fomos. Há pais passando mal por causa da série. O mínimo que exigimos agora é que uma parte do lucro seja repassada para tratamento de sobreviventes e para a construção do memorial da Kiss. Nós não queremos nenhum dinheiro para nós", afirmou Eriton, conforme noticiou o site GaúchaZH.

Tragédia da boate Kiss completa dez anos em 27 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2023
Notícias do Brasil
'Sem justiça, nossa verdade não está reconhecida': os rumos do caso da boate Kiss após dez anos
Os pais e os apoiadores do movimento iniciaram a mobilização por meio de um grupo de Whatsapp para discutir o assunto e já contrataram uma advogada de Santa Maria para receber orientações jurídicas, conduzir o caso e questionar a destinação do dinheiro arrecadado pela Netflix, ainda de acordo com a mídia.
"Todas as famílias sentem a mesma dor, mas de forma distinta, inclusive em relação a esta série. Todas têm mágoa com o poder judiciário e com a impunidade até aqui. A grande questão é que faltou sensibilidade, por parte da Netflix, de fazer um contato com os pais", explicou a advogada Juliane Muller Korb.
Segundo ela, a empresa não precisaria "pedir permissão, pois a história não tem dono", e sim ter avisado aos familiares que a série "seria algo totalmente diferente de tudo que eles já viram".

"Eles estavam preparados para um documentário, não para uma série dramática. Os pais e os sobreviventes estão 'acostumados' a ver materiais jornalísticos, com reproduções e relatos fidedignos. Mas a série é diferente", disse Korb.

© Folhapress / Renan Mattos/Futura PressJulgamento da tragédia da boate Kiss, realizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no dia 10 de dezembro de 2021
Julgamento da tragédia da boate Kiss, realizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no dia 10 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Julgamento da tragédia da boate Kiss, realizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no dia 10 de dezembro de 2021. Foto de arquivo
Ela conta que "o impacto foi muito forte porque é uma simulação, uma reprodução, com rostos diferentes, com atores". "A série mostra o antes, então, é como se ocorresse de novo. É uma linha muito tênue entre ficção e realidade", afirmou ela.
Segundo Korb, seu papel será fazer a interlocução com a Netflix, tentando um diálogo para que pelo menos uma parte do lucro seja destinada às vítimas, aos sobreviventes e à construção do memorial, como deseja o grupo.
A advogada acredita ainda que seja possível entrar com uma ação por danos morais e sequelas médicas, já que, segundo ela, os familiares tiveram que voltar à terapia por causa da série. Segundo o portal, o encaminhamento da ação deverá ser feito ainda nesta semana.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала