- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte rejeita alegações dos EUA sobre entrega de armas à Rússia

© AP Photo / Ahn Young-joonUma bandeira norte-coreana tremula ao vento enquanto um soldado do exército sul-coreano monta guarda nas aldeias fronteiriças de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul, 4 de outubro de 2022
Uma bandeira norte-coreana tremula ao vento enquanto um soldado do exército sul-coreano monta guarda nas aldeias fronteiriças de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul, 4 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Nos siga no
Neste domingo (29), o diretor-geral do Departamento de Assuntos dos EUA do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kwon Jong-gun, negou mais uma vez as alegações dos EUA de que Pyongyang forneceu armas à Rússia e ameaçou Washington com consequências "realmente indesejáveis" por espalhar tais rumores.

"Se os EUA não tivessem infringido os justos interesses de segurança da Rússia e acelerado passo a passo o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] para o Leste, a atual situação da Ucrânia não teria sido criada.[...] Os EUA voltaram a falar sobre o boato infundado de 'tráfico de armas entre a República Popular Democrática da Coreia [RPDC] e a Rússia', em uma tentativa tola de justificar sua oferta de armas à Ucrânia", disse Kwon, conforme citado pela agência de notícias estatal norte-coreana.

O chefe do departamento também observou que minar a imagem da Coreia do Norte na arena internacional é "uma grave provocação que nunca pode ser permitida e que não pode deixar de desencadear sua reação".
"Os EUA devem estar cientes de que enfrentarão um resultado realmente indesejável se persistirem em espalhar o boato contra a RPDC", disse Kwon.
O alto funcionário acrescentou que Washington está constantemente abastecendo a Ucrânia com armas, bem como frequentemente transferindo meios de ataque nuclear para a península coreana sob o pretexto de "dissuasão estendida" em resposta às supostas "provocações de alguém".
Kwon também chamou a lógica dos EUA de ridícula e o fornecimento de tanques a Kiev de "um crime antiético" que desestabiliza a situação internacional.
No início desta semana, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, vice-chefe do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, disse que os EUA, que bombardeiam a Ucrânia com armas, provocam o escalada do conflito, enquanto a Coreia do Norte vai estar sempre ao lado do povo e do Exército da Rússia, que protege a "dignidade e honra" do Estado, sua soberania e segurança.
Kim Yo-jong, irmã do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, durante cerimônia em Hanói, Vietnã (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2023
Operação militar especial russa
Irmã de Kim Jong-un: Coreia do Norte estará sempre do lado da Rússia, 'na mesma trincheira'
Em dezembro, a Coreia do Norte já negava as acusações de fornecimento de armas à Rússia. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte disse que Pyongyang nunca teve nenhum acordo de armas com Moscou e que qualquer reportagem da mídia sobre isso era o rumor mais absurdo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала