- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Político: ao enviar tanques Alemanha está se posicionando como apoiante de nova escalada na Ucrânia

© AP Photo / Diether EndlicherA equipe de um tanque de demolição "Buffalo" do Exército Alemão (D) levanta o motor de um tanque de batalha Leopard 2 (E) para reparo durante uma demonstração no Bayern Barracks em Munique, sul da Alemanha, 20 de fevereiro de 2008
A equipe de um tanque de demolição Buffalo do Exército Alemão (D) levanta o motor de um tanque de batalha Leopard 2 (E) para reparo durante uma demonstração no Bayern Barracks em Munique, sul da Alemanha, 20 de fevereiro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2023
Nos siga no
Nesta semana o chanceler alemão Olaf Scholz autorizou o envio de tanques Leopard 2 à Ucrânia. Em entrevista à Sputnik o ex-vice-chanceler da Áustria Heinz-Christian Strache comentou este passo de Berlim.
"A maioria dos cidadãos alemães está realmente chocada que o governo federal da Alemanha, liderado pelo chanceler Scholz e pela ministra das Relações Exteriores [Annalena] Baerbock, do partido Os Verdes, tenha concordado em fornecer armas e tanques da Alemanha", disse Strache.
Referindo-se à decisão do governo federal, o ex-vice-chanceler austríaco observou que dois partidos da coalizão [Partido Social-Democrata e os Verdes] rejeitaram categoricamente a entrega de armas a zonas de guerra antes das últimas eleições.
"Em vez de promover uma ampla frente para uma iniciativa de paz e negociações de paz, o governo alemão está se posicionando neste caso como apoiador de uma nova escalada da guerra, o que é considerado por muitos cidadãos como 'cumplicidade na guerra' e provoca grande preocupação", observou o político.
De acordo com Strache, a Rússia, como sucessora da União Soviética, poderia "caracterizar e avaliar" a decisão do governo alemão como ato de um lado beligerante. Na opinião do ex-chanceler, este "é um desenvolvimento da situação extremamente perigoso que pode levar a uma escalada da situação militar na Ucrânia", tendo também o potencial de espalhar a guerra na Europa.
Relativamente à entrega de tanques para a Ucrânia, o político apelou para "finalmente se criar um forte movimento alemão, internacional e suprapartidário pela paz", que está sendo formado e se tornará ativo.
Representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, durante briefing em 22 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2023
Operação militar especial russa
MRE russo: OTAN está totalmente envolvida no confronto com a Rússia, este está em escalada
"Podemos pôr fim à loucura da guerra e impedir a expansão do conflito apenas através de negociações de paz", concluiu Strache.
Desde o início da operação militar especial na Ucrânia, a Alemanha, ao lado dos Estados Unidos e seus aliados na União Europeia (UE), tem fornecido auxílio militar e financeiro à Ucrânia. Além disso, esse grupo de países impôs um volume de sanções sem precedentes contra a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала