- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA designam oficialmente Grupo Wagner como organização criminosa transnacional significante

© AP Photo / Jon ElswickPrédio do Departamento do Tesouro dos EUA perto do pôr-do-sol em Washington, EUA, 18 de janeiro de 2023
Prédio do Departamento do Tesouro dos EUA perto do pôr-do-sol em Washington, EUA, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Nos siga no
Washington anunciou novas sanções contra cidadãos e entidades russos, incluindo 531 funcionários das Forças Armadas do país.
Os EUA declararam o Grupo Wagner uma organização criminosa transnacional significante e aplicaram sanções contra pessoas e entidades relacionadas com ele, anunciou na quinta-feira (26) o portal do Departamento do Tesouro do país norte-americano.
"Hoje, o Grupo Wagner está sendo redesignado de acordo com a Ordem Executiva (OE) 13581, conforme emendada pela OE 13863, por ser uma pessoa estrangeira que constitui uma organização criminosa transnacional significante", reza o comunicado do Tesouro dos EUA.
As entidades sancionadas por supostos vínculos são as empresas russas Terra Tech, a sociedade por ações BARL, o Changsha Tianyi Space Science and Technology Research Institute Co. LTD, juntamente com sua subsidiária luxemburguesa Spacety Luxembourg S.A., que são acusadas de fornecer imagens de satélite ao Grupo Wagner.
As sanções também visam a Comunidade de Oficiais pela Segurança Internacional, a Sewa Security Services, que supostamente age em nome do grupo na República Centro-Africana (RCA), e a Kratol Aviation, uma companhia aérea registrada nos Emirados Árabes Unidos.
Aleksandr Ivanov, diretor da Comunidade de Oficiais pela Segurança Internacional, e Valery Zakharov, que, segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, trabalhou para o Grupo Wagner, e serviu como conselheiro de segurança nacional do presidente da RCA, também foram acrescentados à lista de sanções.
As autoridades americanas acusam Wagner de atividades criminosas na RCA, Mali e Ucrânia.
Entre as entidades que foram sancionadas por ligações com o grupo estão a russa Terra Tech e a chinesa Changsha Tianyi Space Science and Technology Research Institute Co. Ltd., que supostamente lhe fornecem imagens de satélite.

Outras restrições

Os EUA impuseram inclusive restrições de vistos a 531 membros das Forças Armadas da Rússia por ações na Ucrânia, acrescentou o Departamento de Estado americano.
"[...] O Departamento de Estado está tomando medidas para impor restrições de vistos a 531 membros das Forças Armadas russas por ações que ameaçam ou violam a soberania, integridade territorial ou independência política da Ucrânia", apontou o comunicado de imprensa, sem referir os nomes.
Os EUA impuseram ainda sanções contra empresas de reparação naval e de aviação da Rússia.
A lista das sanções dos EUA passou a integrar as sociedades por ações Centro de Construção e Reparação Naval do Extremo Oriente e empresas relacionadas, Centro de Reparos do Nordeste e Centro de Reparação Naval Dalzavod, Fábrica de Aviação Civil de Ural, a Empresa Nacional de Manutenção de Aviação, a empresa de aviação Aviacon Zitotrans e a Charter Green Light Moscow Ltd.
O Escritório Central de Projetos Lazurit, as sociedades por ações Empresa Elektroabtomatika de Vladivostok e Terra Tech, e a empresa unitária Empresa Científico-Produtora Gamma também foram sancionados.
Washington também impôs sanções contra Denis Manturov, vice-premiê russo e ministro da Indústria e do Comércio da Rússia, e Rustam Minnikhanov, presidente da república do Tatarstão.
Gulsina Minnikhanova, esposa de Minnikhanov, foi igualmente incluída na lista de novas sanções dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала