- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Jean Paul Prates é eleito presidente da Petrobras

© Foto / Agência Senado / Edilson RodriguesEm discurso, à tribuna, senador Jean Paul Prates (PT-RN), 10 de janeiro 2023
Em discurso, à tribuna, senador Jean Paul Prates (PT-RN), 10 de janeiro 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Nos siga no
Com a resposta positiva do conselho, haverá uma reunião da Assembleia de Acionistas para confirmar o nome do senador em definitivo no comando da estatal, o que deve acontecer perto de abril.
Nesta quinta-feira (26), o Conselho de Administração da Petrobras aprovou, por unanimidade, o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da estatal. O senador havia sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 30 de dezembro passado, mas ainda precisava passar pela eleição do Conselho de Administração.
Paul Prates entra no comando da petrolífera brasileira após seu antecessor, Caio Paes de Andrade, indicado pelo governo Bolsonaro, renunciar e ser substituído provisoriamente por um diretor.
De acordo com o G1, depois da oficialização do senador no comando da Petrobras, o governo Lula vai providenciar a mudança do Conselho de Administração, hoje de orientação bolsonarista, para alterar a estratégia da empresa.
O intuito, segundo a mídia, é ter maioria no conselho para alterar também a composição da diretoria da empresa e implementar uma nova estratégia da política de preços da estatal que garanta lucratividade a ela e, ao mesmo tempo, incentivar a indústria brasileira.
A gestão anterior foi marcada por uma "rejeição" do ex-presidente, Jair Bolsonaro, e do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que demonstraram em vários discursos públicos a intenção de privatizar a estatal.
Bolsonaro chegou a citar, em junho do ano passado, a abertura de uma CPI dentro da empresa para apurar o porquê do aumento do preço dos combustíveis. Na época, Lula respondeu que era um "absurdo" a intenção e que o ex-presidente jogava "sua incapacidade de governar nos outros", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала