- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Decisão alemã de enviar tanques à Ucrânia é 'historicamente errada', diz deputada da Alemanha

© AFP 2023 / Ozan KoseSoldados turcos no topo de seus tanques de batalha Leopard 2A4 de fabricação alemã em 2018
Soldados turcos no topo de seus tanques de batalha Leopard 2A4 de fabricação alemã em 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Nos siga no
A decisão da Alemanha de enviar tanques Leopard para a Ucrânia e permitir que outros países façam o mesmo é "historicamente errada", disse a deputada alemã Sevim Dagdelen, membro do Conselho Parlamentar da OTAN.
Em uma entrevista ao programa de notícias Democracy Now!, Dagdelen sublinhou que, em vez de dirigir armamentos para a Ucrânia, o que preciso é diplomacia.
"A decisão de enviar tanques de guerra para a Ucrânia é historicamente errada. E isso se tornou possível sob pressão, a pressão pesada, da administração Biden dos Estados Unidos na Alemanha", disse a parlamentar.
De acordo com pesquisas de opinião, a parlamentar observou que a maioria dos alemães são contra esta decisão. O envio de tanques alemães também é do interesse do complexo militar-industrial dos Estados Unidos, porque, em caso de perda alemã de seus veículos de combate, os norte-americanos podem muito bem vender seus tanques para os alemães.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, participa de reunião semanal de gabinete em Berlim, Alemanha, 6 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Panorama internacional
Mídia: Alemanha precisa que EUA assumam a responsabilidade pela política de segurança
"E devo dizer, francamente, que os Estados Unidos não têm aliados, estão apenas interessados nas suas próprias vontades e estão apenas interessados nos navios", notou Dagdelen.
Segundo ela, para os Estados Unidos, a Europa é como a América Latina nos anos 70, sendo um continente onde você pode fazer o que quiser. E isso é realmente um problema. A decisão sobre os tanques, a parlamentar disse, "não vai mudar nada no sentido militar, porque a Rússia vai reagir".
"Mas precisamos de mais diplomacia para acabar com estas mortes. Quem quiser enviar mais armas para a Ucrânia é a favor de mais assassinatos na Ucrânia", acredita Dagdelen.
Na quarta-feira (25), o governo alemão declarou que havia decidido transferir tanques alemães Leopard 2 para Ucrânia. Tudo isso foi precedido por uma pressão crescente de representantes de partidos do governo no gabinete de Olaf Scholz para tomar uma decisão positiva e rápida sobre esse assunto.

Além do mais, na quarta-feira (25), o governo dos Estados Unidos anunciou que vai enviar 31 tanques M1 Abrams para Ucrânia. Segundo as autoridades norte-americanas, levará meses para entregar os veículos. Além dos tanques, Washington enviará oito veículos de recuperação M88 para Kiev para prestar serviço aos tanques. De acordo com a Casa Branca, os Estados Unidos esperam que as entregas de armas à Ucrânia não só ajudem Kiev em sua defesa, mas permitam que ela tome territórios perdidos, incluindo a Crimeia.
Manifestantes protestam contra envio de tanques à Ucrânia na cidade de Munique, na Alemanha, em 25 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Operação militar especial russa
Manifestantes protestam na Alemanha contra envio de tanques à Ucrânia
A Rússia já havia enviado uma nota à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a propósito dos carregamentos de armas para a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da Aliança Atlântica "brincam com o fogo" ao fornecerem armas para a Ucrânia. Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente russo, referiu que bombear a Ucrânia com armas do Ocidente terá um efeito negativo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала