Brasil está próximo de vender 156 blindados Guarani à Argentina

© AFP 2023 / Vanderlei AlmeidaVeículo blindado de combate sobre rodas VBTP-MR Guarani (imagem de arquivo)
Veículo blindado de combate sobre rodas VBTP-MR Guarani (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Nos siga no
Os veículos, fabricados principalmente no Brasil, melhorarão "a interoperabilidade entre os exércitos da Argentina e do Brasil", indica a mídia.
Mauro Vieira e Jorge Taiana, ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Defesa da Argentina, respectivamente, assinaram uma carta de intenções para a aquisição por Buenos Aires de 156 veículos blindados de combate sobre rodas (VCBR) Guarani 6x6, de produção brasileira.
A assinatura do acordo resulta de uma série de reuniões bilaterais que ambos os governos realizaram em diferentes áreas no âmbito da 7ª Cúpula da CELAC, que decorreu em Buenos Aires, Argentina.
O acordo ainda não foi finalizado e assinado, mas foi alcançado um primeiro passo de entendimento entre as partes para avançar na compra dos veículos militares, a assinatura de uma carta de intenções para a aquisição pela Argentina dos veículos, que estão divididos em três categorias:
120 blindados de transporte de pessoal com uma torre SARC REMAX cada. As torres são equipadas com uma metralhadora de 12,7 mm.
27 veículos de combate de infantaria equipados com uma torre SARC UT30BR2, cada uma com um canhão de 30 mm.
9 veículos da versão Posto de Comando.
Os Guarani 6x6 têm peças fabricadas na fábrica da Iveco, na província de Córdoba, Argentina. A carta de intenções assinada inclui igualmente a "transferência de tecnologia, para o aumento progressivo da fabricação de peças na Argentina, apoio logístico e treinamento de tripulações e pessoal técnico do Exército argentino".
A compra dos veículos blindados brasileiros "melhorará a interoperabilidade entre os exércitos da Argentina e do Brasil, já que eles operarão com o mesmo veículo em ambos os lados da fronteira", escreveu na segunda-feira (23) o portal argentino Zona Militar.
O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, 2 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2023
Notícias do Brasil
Presidente Alberto Fernández recebe Lula em Buenos Aires (VÍDEO)
Segundo Taiana, o acordo "representa um marco na integração das respectivas indústrias e reforça as ações destinadas a fortalecer a agenda de integração, cooperação e confiança mútua entre os dois países".

Caraterísticas do veículo blindado

O Guarani, também chamado de VBTP-MR, é um blindado anfíbio de transporte de pessoal sobre rodas. Ele transporta até 11 soldados protegidos de tiros de fuzil ou de explosões de granadas.
O veículo pode atingir uma velocidade de até 110 km/h e tem um alcance de 600 quilômetros. O blindado pesa 18 toneladas, tem uma torre para um canhão de 30 mm e pode ser equipado com metralhadoras de 50 mm e 7,62 mm.
Além disso, o Guarani navega com GPS, tem visão noturna e a laser e uma montagem modular, o que permite que seja equipado com outras armas, sensores, sistemas de comunicação e até mesmo torres, conforme as necessidades.
A arma foi desenvolvida pelo Exército brasileiro em conjunto com a Iveco para substituir os antigos Cascavel e Urutu, também fabricados no Brasil. Eles começaram a ser utilizados em 2022 em operações contra o crime organizado em cidades brasileiras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала