DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem no Irã artefatos de olaria de antiga cultura da Idade do Bronze (FOTO)

© AP Photo / Ebrahim NorooziEstruturas em deserto do Irã
Estruturas em deserto do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Nos siga no
Arqueólogos desenterraram durante escavações em Jiroft, na província iraniana de Kerman, ruínas de uma oficina de objetos de olaria, é estimado que ela date do terceiro milênio a.C.
Uma equipe de especialistas da Universidade de Teerã descobriu uma variedade de vasos de barro e ornamentações de cerâmica no local de Hajjiabad-Varamin em Jiroft, informa portal Arkeonews.
A cultura Jiroft, também referida como estilo Intercultural ou estilo Halilrud, é uma cultura arqueológica que se supõe ser do início da Idade do Bronze e que estava presente em várias províncias iranianas modernas.
O sítio arqueológico de Jiroft inclui itens inestimáveis do terceiro milênio a.C. e é considerado um dos locais históricos mais importantes do mundo. Até agora foram encontrados mais de 85 locais ao longo de 400 km do rio Halil Roud, levando os arqueólogos a comparar a área com a da civilização mesopotâmica.
O encanto dos objetos esculpidos do local provém de sua decoração altamente original. Estes artefatos retratam figuras intricadas de animais, tanto domésticos como selvagens, lutando entre si ou com figuras humanas, com a humanidade sempre vencendo. Os motivos que adornam a superfície dos objetivos derivam de um sistema consistente e meticuloso, revelando forte sensibilidade estética.
Uma inundação na área de Jiroft em 2000 expôs milhares de sepultamentos antigos e levou a saques de artefatos no local.
Estes vasos, que eram feitos de bronze, cerâmica e pedra clorita tinham sido descobertos em pequenas quantidades em outros contextos em regiões do mundo contemporâneas a Jiroft, mas artefatos saqueados e escavações subsequentes revelaram que eles estavam presentes no sul do Irã em quantidades muito maiores.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала