DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobertos primeiros exoplanetas na história das observações russas

© Foto / Pixabay / CharlVeraSistema Solar (imagem referencial)
Sistema Solar (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Nos siga no
Cientistas da Academia de Ciências da Rússia, usando um telescópio robótico, descobriram oito potenciais exoplanetas pela primeira vez na história das observações russas, disse na terça-feira (24) o diretor científico do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia (IKI RAN) Lev Zelyony.
"Cientistas russos usando um telescópio robótico especial [...] descobriram os primeiros exoplanetas 'russos'", disse Zelyony na conferência Leituras de Korolev, observando que atualmente foram detectados oito candidatos a exoplanetas.
Desde 2020, o Observatório Astrofísico Especial da Academia de Ciências da Rússia usa um telescópio robótico de 50 centímetros para detectar exoplanetas por fotometria de trânsito. Este método consiste na obtenção da relação entre o brilho de uma estrela e o tempo.
Exoplanetas são quaisquer planetas fora do Sistema Solar com condições potencialmente habitáveis. A dificuldade em detectá-los é que as estrelas ao redor das quais os exoplanetas giram brilham muito mais e os eclipsam.
O Telescópio Espacial Hubble da NASA registrou um dos três segmentos que compreendem uma região de formação de estrelas, de 65 anos-luz de largura, chamada Complexo de Nuvens Camaleão - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Ciência e sociedade
'Lado escuro' da química do gelo pré-estelar é revelado pelo telescópio Webb (FOTO)
O primeiro exoplaneta foi descoberto em 1992. Agora há mais de cinco mil planetas conhecidos, e os cientistas acreditam que poderia haver centenas de bilhões desses planetas apenas em nossa galáxia.
Durante muito tempo os cientistas russos não participaram da busca de exoplanetas. Apenas desde 2020 o Observatório Astrofísico Especial da Academia de Ciências da Rússia iniciou as observações usando um telescópio robótico de 50 centímetros para detectar exoplanetas por fotometria de trânsito, ou seja, pela detecção de momentos em que o planeta "consome" parte do brilho da estrela.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала