DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Agência Espacial Europeia diz que não enviará astronautas à estação espacial chinesa

© AP Photo / Centro de Controle Aeroespacial de PequimEspaçonave Shenzhou-9 porta a estação Tiangong-1 (foto de arquivo)
Espaçonave Shenzhou-9 porta a estação Tiangong-1 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Nos siga no
Em declarações para a imprensa, em Paris, na tarde desta quarta-feira (25), o diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Josef Aschbacher, disse que a agência não está mais comprometida em trabalhar com a China em voos espaciais.
Segundo o funcionário da ESA, não existem planos para enviar astronautas europeus para a estação espacial chinesa recém-concluída, a Tiangong.

"Estamos muito ocupados apoiando e garantindo nossos compromissos e atividades na Estação Espacial Internacional (EEI)", disse Josef Aschbacher.

"Não temos luz verde orçamentária e tampouco orientação politica para nos envolvermos em uma segunda estação espacial", disse ele, após ser questionado se a ESA considerava levar astronautas para Tiangong.
Um cientista espacial de Pequim entrevistado pelo South China Morning Post apontou que embora esta seja uma "notícia infeliz, não é totalmente inesperada".
Ele culpou a pandemia de COVID-19 "a situação na Ucrânia", que tornaram nossa "colaboração com colegas europeus cada vez mais difícil".
Os comentários de Aschbacher foram feitos logo após a aprovação de um orçamento recorde de quase US$ 17,6 bilhões (R$ 89,44 bilhões) pelos 22 Estados membros da ESA para apoiar as atividades da agência nos próximos três anos.
Em novembro, funcionários da Agência Espacial da China disseram que astronautas estrangeiros são sempre bem-vindos para entrar em Tiangong.
China no espaço: estação orbital Tiangong - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2022
Ciência e sociedade
China no espaço: estação orbital Tiangong
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала