- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: narrativa antirrussa exagerada dos EUA pode levar a conflito entre potências nucleares

© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky / Acessar o banco de imagensSoldados da Rússia na povoação ucraniana de Armyansk (foto de arquivo)
Soldados da Rússia na povoação ucraniana de Armyansk (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Nos siga no
Em artigo publicado no portal American Conservative, colunistas destacam que os EUA vêm lançando as bases para a demonização da Rússia desde 2016, e apontam para os riscos de uma guerra com uma potência nuclear.
O establishment americano alimentou o sentimento antirrusso nos EUA por meio da histeria de "interferência" nas eleições de 2016. A declaração foi dada pela colunista Kelly Bokar Vlachos, em artigo publicado no portal American Conservative.

"Pode-se argumentar que a história da 'influência maligna' russa ajudou a garantir o apoio do público americano para iniciar uma nova Guerra Fria com a Rússia, consolidando na mente das pessoas a ideia de que os russos não apenas ajudaram a eleger Donald Trump, mas estavam tentando ativamente 'destruir a democracia dos EUA'", escreveu a jornalista.

No mesmo artigo, Arta Moeni, chefe de pesquisa do Instituto paz e diplomacia, acrescenta que, ao incitar uma postura agressiva contra a Rússia, Washington visava atingir objetivos políticos domésticos.
Sergei Lavrov, chanceler da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2022
Panorama internacional
Rússia descarta possível uso de armas nucleares na Ucrânia: usamos só armas convencionais

"A demonização da Rússia (mesmo antes do início da operação especial na Ucrânia) permitiu a criação de uma nova dinâmica maniqueísta, uma ameaça exagerada que será usada para racionalizar o aumento das medidas de segurança domésticas e um novo impulso para conter Moscou internacionalmente", observou Moeni.

No final do artigo, Vlahos conclui que a narrativa antirrussa, inflada através das redes sociais, pode resultar em uma "guerra imediata com uma potência nuclear".
Washington acusou repetidamente o envolvimento de Moscou em interferência eleitoral e ataques cibernéticos. Mas, como observou o presidente russo, Vladimir Putin, os Estados Unidos nunca se preocuparam em apresentar nenhuma evidência ou prova.
A Rússia conduz uma operação militar especial na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022. Putin classifica a operação como "proteção de pessoas que foram submetidas à intimidação e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos". Segundo o presidente russo, o objetivo final da operação é a libertação de Donbass e a criação de condições que garantam a segurança da própria Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала