- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comissão da União Europeia aprova inquérito anticorrupção na Ucrânia e aguarda progresso de Kiev

© AP Photo / Virginia MayoA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao centro, preside a reunião semanal do Colégio de Comissários na sede da UE em Bruxelas, 28 de setembro de 2022
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao centro, preside a reunião semanal do Colégio de Comissários na sede da UE em Bruxelas, 28 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Nos siga no
A União Europeia (UE) saudou a investigação anticorrupção em andamento na Ucrânia contra várias autoridades, mas espera um progresso mais significativo de Kiev nessa questão, disse a porta-voz da Comissão Europeia, Ana Pisonero, nesta terça-feira (24).
No início do dia, a mídia ucraniana disse que vários altos funcionários do regime de Kiev foram demitidos em meio a alegações de corrupção. O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, demitiu Kirill Timoshenko de seu cargo de vice-chefe do gabinete presidencial e Aleksei Simonenko de seu cargo de vice-procurador-geral.

"Tomamos nota dos relatórios de que o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia está investigando esses casos. Como regra geral, você sabe muito bem que não comentamos sobre investigações criminais em andamento, mas saudamos o fato, é claro, que as autoridades ucranianas estão levando essas questões a sério", disse Pisonero em um briefing.

Ela acrescentou que "espera-se que a Ucrânia fortaleça ainda mais a luta contra a corrupção, em particular em alto nível", como parte do processo de adesão à UE. No outono de 2023, o bloco europeu vai avaliar os progressos da Ucrânia como questão prioritária.
No dia 28 de fevereiro, Zelensky assinou um pedido formal para a Ucrânia ingressar na UE, enfatizando a necessidade de Kiev, que está "pagando um preço tão alto pela escolha europeia e pela segurança da Europa", de estar com outros países da UE. Em 23 de junho, a UE aprovou o status da Ucrânia como candidata a ingressar no bloco.
O ministro da Defesa alemão, Boirs Pistorius, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o participante ucraniano Aleksei Reznikov, conversam antes da reunião do 'Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia' na Base Aérea de Ramstein em Ramstein, Alemanha, 20 de janeiro de 2023  - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Panorama internacional
Mídia norte-americana revela como Ucrânia pode provocar guerra entre Rússia e OTAN
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала