- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aneel: Brasil já soma 16 torres de energia danificadas e 4 derrubadas desde 8 de janeiro

© FolhapressTorres de energia elétrica em São José dos Campos (SP). São Paulo, 5 de novembro de 2022
Torres de energia elétrica em São José dos Campos (SP). São Paulo, 5 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Nos siga no
Segundo a agência, as torres danificadas tiveram os cabos de transmissão de energia rompidos, estruturas retorcidas e cabos de sustentação de base cortados.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (24) que, desde os ataques ocorridos no Distrito Federal (DF), no dia 8 de janeiro, 16 torres de energia foram danificadas e quatro derrubadas, em 11 episódios de ataques pelo país.
Três torres foram derrubadas em Rondônia e uma no Paraná. Ademais, seis torres foram danificadas em Rondônia, seis no Paraná, três em São Paulo e uma no Mato Grosso.
Segundo a agência, as torres danificadas tiveram os cabos de transmissão de energia rompidos, estruturas retorcidas e cabos de sustentação de base cortados.
Os primeiros ataques foram noticiados pela Aneel no dia 10 de janeiro, dois dias após bolsonaristas radicais invadirem e depredarem as sedes dos três Poderes, em Brasília. Na ocasião, foram constatados indícios de sabotagem nas torres de transmissão.
Estilhaços deixados no Congresso Nacional após ação violenta de bolsonaristas. Brasília (DF), 9 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Notícias do Brasil
Defesa: chefe da Guarda Presidencial pode ser punido se comprovada omissão em invasão do Planalto
A Aneel criou um gabinete de crise, intitulado Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro, para monitorar a situação e garantir que o fornecimento de energia à população não seja interrompido.
No dia 8 de janeiro, poucas horas após a invasão em Brasília, circularam em grupos bolsonaristas que organizaram os ataques postagens cogitando bloqueios de rodovias e ações contra outras estruturas, como refinarias de petróleo, no intuito de criar caos econômico.
Nesta terça-feira, em nota oficial replicada pela Agência Brasil, a Aneel informou que está atuando para se antecipar a avarias e corrigir os danos nas torres de transmissão de energia.
"A robustez do sistema aliada ao monitoramento frequente das instalações de transmissão e à vigilância das transmissoras tem apresentado resultados favoráveis no sentido de antecipar avarias nas torres e corrigir os danos sem ocasionar quedas das torres", disse a agência.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала