- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomata russo chama planos dos EUA para transferir ativos confiscados para Ucrânia de roubo

© Sputnik / Vitaliy Bezrukih / Acessar o banco de imagensFundição de ouro na fábrica de metais não ferrosos Krastsvetmet, uma das líderes mundiais da indústria de metais preciosos, com sede em Krasnoyarsk, Sibéria
Fundição de ouro na fábrica de metais não ferrosos Krastsvetmet, uma das líderes mundiais da indústria de metais preciosos, com sede em Krasnoyarsk, Sibéria - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2023
Nos siga no
Os planos dos Estados Unidos de transferir ativos russos confiscados para a Ucrânia são um roubo, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, na segunda-feira.
"É um roubo. Um país baseado no Estado de Direito está agora empenhado em negar a si mesmo, então as pessoas que declaram esse tipo de ideia se empolgaram um pouco com a geopolítica, estão se prejudicando", disse Ryabkov a repórteres.
No início de janeiro, um porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA, Andrew Adams, disse que esperava que seu país enviasse os bens confiscados das elites russas para ajudar a Ucrânia.
Os países do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) disseram em junho que iriam explorar opções para apoiar a Ucrânia e reconstruir o país o mais rápido possível, inclusive usando ativos russos congelados. Em dezembro, eles anunciaram a criação de uma plataforma de coordenação de doadores de multiagências para apoiar a recuperação e reconstrução da Ucrânia.
A União Europeia (UE) também afirmou repetidamente que estava explorando a possibilidade de usar ativos russos congelados para a reconstrução da Ucrânia, mas carecia de base legislativa para esse movimento.
Moscou insiste que qualquer tentativa de confiscar ativos russos congelados se enquadra na definição de expropriação de propriedade, em violação à Constituição Europeia e ao direito internacional, prometendo tomar medidas em resposta se o Ocidente seguir em frente com o movimento.
Turistas refletidos em um logotipo da UE. - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2023
Panorama internacional
Malta ajuda UE a congelar ativos russos no valor de mais de US$ 100 milhões, diz MRE
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала