DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Asteroide de 5 metros passará muito perto da Terra e poderá ser visto com telescópios amadores

© Foto / Pixabay / 9866112Asteroide se aproximando da Terra (imagem ilustrativa)
Asteroide se aproximando da Terra (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2023
Nos siga no
O asteroide 2023 BU, com diâmetro de cerca de cinco a seis metros, passará a apenas alguns milhares de quilômetros da Terra na quinta-feira, 26 de janeiro, disse o astrônomo russo Gennady Borisov à Sputnik.
"Alguns dias atrás, tal asteroide apareceu em minhas observações, eu enviei os dados para o Centro de Planetas Menores, a informação sobre a descoberta do asteroide foi postada na página de confirmação internacional [de objetos próximos da Terra] do Centro de Planetas Menores. Vários observatórios o observaram [...] Ele recebeu a designação provisória de 2023 BU", disse Borisov.
O asteroide que ele descobriu, com um diâmetro de cerca de 5-6 metros, está se movendo em direção à Terra. No entanto, o cientista enfatizou que é improvável que tal objeto seja perigoso, porque passará a alguns milhares de quilômetros da superfície do planeta.
"E o tamanho não corresponde, os asteroides potencialmente perigosos têm mais de 150 metros de diâmetro", acrescentou Borisov.
A aproximação máxima do asteroide 2023 BU com a Terra ocorrerá em 26 de janeiro. Segundo o astrônomo, o objeto espacial tem um brilho suficiente alto, de modo que os habitantes do Hemisfério Sul, sobre o qual o asteroide passará, poderão observá-lo mesmo com telescópios amadores.
Europa, uma lua de Júpiter - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2022
Ciência e sociedade
Cometas e asteroides podem ter originado a vida em lua de Júpiter, de acordo com estudo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала